O Snapdragon 8 Gen 1 pode ter problemas de superaquecimento

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura
Imagem: NextPit

A Qualcomm revelou o chipset Snapdragon 8 Gen 1 há poucos dias. No entanto, o novo chip, que é bem mais rápido que o seu antecessor, pode estar apresentando alguns problemas. As informações que chegam até nós nesse momento, é que o Snapdragon 8 Gen 1 estaria enfrentando problemas de superaquecimento.

Os rumores vêm do famoso informante @IceUniverse (Via: PhoneArena), sugerindo que o novo chipset Snapdragon 8 Gen 1 tem alguns problemas de superaquecimento. “Em telefones moto, o teste extremo do Snapdragon 8 Gen1 é muito quente. Esteja mentalmente preparado, 2022 pode ser um ano “HOOOT” para telefones Android ”, disse o vazador em uma postagem no Twitter.

O tweet aparentemente é uma clara mensaão ao recém-lançado Moto Edge X30, o primeiro dispositivo revelado oficialmente com um chipset Snapdragon 8 Gen 1 a bordo. No entanto, as informações mais recentes do IceUniverse levantam preocupações sobre os problemas de limitação térmica que o novo chipset pode ter.

o-snapdragon-8-gen-1-pode-ter-problemas-de-superaquecimento
Imagem: Reprodução | PhoneArena

Especificações e desempenho do Snapdragon 8 Gen 1

o-snapdragon-8-gen-1-pode-ter-problemas-de-superaquecimento
Imagem: TMPStage

O mais novo chipset da Qualcomm é fabricado nas fundições da Samsung usando um processo de fabricação de 4 nm e conta com muitos recursos, entre eles: CPU Kryo de até 3GHz com núcleos Cortex-X2; GPU Adreno 30% mais rápido com consumo de energia 25% menor; O primeiro modem X65 5G do mundo a atingir velocidades de download de 10 Gigabit; Primeiro processador de sinal de imagem de 18 bits para celular; Primeira captura de vídeo HDR10+ 8K para celular e muito mais.

Infelizmente, o Snapdragin 8 Gen 1 ainda está atrás do A15 Bionic da Apple, pelo menos por enquanto. Na verdade, o A14 também vem no topo do carro-chefe da Qualcomm, mas isso era esperado, dados os grandes núcleos e a enorme quantidade de L-cache dentro da arquitetura Bionic da Apple, lembra o PhoneArena.

Supostos problemas de superaquecimento do Chipset

Apesar de os olhares de voltarem para o lançamento da Motorola, o tweet diz explicitamente que devemos estar mentalmente preparados para telefones Android quentes em toda a linha. Se dermos uma olhada no Snapdragon 888 e sua versão com overclock, o 888+, é fácil ver que esses chips já esquentam bastante.

O Snapdragon 8Gen 1 SoC é fabricado em um nó de 4 nm, o que significa que tudo encolheu um pouco. O que, por sua vez, não ajuda no resfriamento, por exemplo. Assim, já podíamos aguardar por algo assim.

Além disso, cada nova geração é mais rápida do que a anterior e, não importa a eficiência aprimorada, quando colocados à prova, os grandes e pesados ??núcleos ARM estão começando a irradiar muito calor. Ainda é cedo, mas o Snapdragon 8 Gen 1 pode provar ser ainda mais “quente” do que as manchetes julgam ser, e literalmente, lembra o PhoneArena.

Via: PhoneArena

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.