Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

23/04/2021 às 12:00

7 min leitura

Por Jardeson Márcio

O Twitter envia e-mails solicitando confirmação de contas, acidentalmente

o-twitter-supostamente-lancara-supostamente-um-servico-de-assinatura

O Twitter é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo inteiro. Os usuários compartilham seus pensamentos, fotografias, memes e levantam os assuntos mais comentados do momento. Um lugar de “paz e lazer”. No entanto, alguns usuários do Twitter passaram por momentos de pânico na noite de quinta-feira, quando a empresa acidentalmente enviou e-mails pedindo aos usuários para confirmarem suas contas, o que parecia suspeitamente um ataque de phishing.

A confirmação de conta solicitada gerou um alvoroço entre os usuários que enviavam mais e mais tweets suspeitando de ataque, pedindo que todos deletassem os emails imediatamente. O pânico se instalou rapidamente e muitas contas postaram sobre o ocorrido, ainda sem saber o que estava se passando.

O pessoal do Bleeping Computer aponta que esses e-mails começaram por volta das 22h EST (23h no horário de Brasília), com várias contas do Twitter operadas pela Bleeping Computer e seus redatores recebendo os e-mails.

Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

Os e-mails recebidos do Twitter

Os e-mails usavam o assunto “Confirme sua conta do Twitter” e incluíam um botão chamado “Confirmar agora”. Embora todos os links nos e-mails parecessem legítimos, como não se esperava esses e-mails, suspeitou-se imediatamente de que era um ataque de phishing.

A suspeita do Bleeping Computer era ainda mais alimentada pela quantidade de usuários que também relatavam o recebimento dos e-mails em suas contas. Os usuários começaram a acessar o Twitter para expressar suas preocupações que, eram legítimas para eles. No entanto, ao contrário do que os usuários imaginaram, não se tratou de um ataque de phishing.

A verdade nua e crua é que os e-mails de confirmação foram simplesmente um acidente do Twitter. Acidentalmente a empresa enviou os e-mails aos usuários. Inclusive, a empresa confirmou isso através da sua conta de suporte do Twitter.

Para aqueles que acordam e encontram o e-mail de confirmação do Twitter na caixa de entrada, você pode ignorar a mensagem com segurança e simplesmente excluí-la. Não foi um ataque de phishing, foi apenas um “acidente de percurso”, ou mais um pobre estagiário julgado sem provas (brincadeira).

Esperamos que o Twitter tome as devidas providências para que o ocorrido não se repita e instale o “caos” novamente, com seus usuários “enlouquecidos” achando que estavam sendo vítimas de uma ataque de phishing.

Pelo menos a empresa já se pronunciou e esclareceu o ocorrido e não precisamos nos preocupar com os e-mails em suas caixas de entrada. Apenas os excluam! Esperamos não contar com mais outro susto desses.

Via: Bleeping Computer

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×