O uso da Inteligência Artificial na previsão de tempo

Descubra como mudou a previsão do tempo nos últimos anos e o papel da Inteligência Artificial (IA) nas previsões meteorológicas

Há séculos que se faz a previsão do tempo. É claro que, no início, de uma forma muito rudimentar e pouco científica. Mas o passar dos anos tem levado à evolução da tecnologia e ao aparecimento de novas tecnologias, que impactam a previsão do tempo.

Para saber o tempo para amanhã ou o clima em determinada região, para os próximos 15 dias, existem ferramentas cada vez mais evoluídas, com previsões acertadas a longo prazo. Vejamos qual o papel da Inteligência Artificial (IA) na previsão do tempo.

Algoritmo de aprendizado de máquina

Também conhecido pelo termo em inglês “Machine Learning”, este conceito está associado a modelos que analisam uma quantidade massiva de dados históricos, para identificar os padrões do clima e as relações entre os vários elementos, para gerar uma previsão.

No entanto, se tivermos em conta as alterações climáticas, o algoritmo de aprendizado de máquina pode não ser eficiente. Tendo por base, por exemplo, a previsão do tempo blumenau, é necessário verificar se os padrões e análises se mantêm estáveis, ao longo dos anos.

Análise de dados

As estações meteorológicas possuem conjuntos de equipamentos e supercomputadores, cuja análise de dados é transferida para a Inteligência Artificial. A leitura dos satélites, dos radares, dos balões e outros instrumentos meteorológicos ficam a cargo da IA. Uma observação vital que serve ainda para aprimorar as previsões de tempo.

Previsões personalizadas

Muito associado à análise de dados, a AI fornece previsões personalizadas e em tempo real, de uma determinada região ou área, em função da necessidade do usuário. Um exemplo bem prático, neste caso, são os aplicativos meteorológicos.

Simulações 

Tendo em conta ainda a análise dos dados, a IA apresenta não só os padrões climáticos, como permite fazer simulações a longo prazo. Ou seja, recorrendo à leitura e respectivos padrões, pode lançar simulações para períodos de tempo mais extensos, com bastante precisão

Monitoramento e Previsões a longo prazo

Para além de simular o estado do tempo, os sistemas de IA podem, sempre com a leitura de dados, monitorar e identificar eventos extremos, assim como lançar previsões a longo prazo. Isto porque os sistemas e técnicas de IA têm em consideração um vasto leque de algoritmos, dados e variáveis, de forma a aprimorar as previsões do tempo, a curto e a longo prazo

As alterações climáticas

É claro que, quando falamos de IA na previsão do tempo, estamos nos referindo aos vários sistemas e técnicas baseados na IA, que fazem leitura de um volume insano nos dados, conhecidos como Big Data. Essas leituras, originam as previsões, tendo por base padrões e correlações.

Os meteorologistas vão alimentando os modelos, que guiados pela IA, permitem uma melhor compreensão dos impactos das mudanças climáticas. Isto porque, a leitura não é estática e vai considerando as diversas variáveis, que compõem uma previsão do tempo mais acertada, para fazer novas previsões. Os impactos das alterações climáticas são uma das variáveis que os sistemas vão analisar.

Portanto, é mais do que lógico, afirmar que a Inteligência Artificial joga um papel importante na previsão do tempo, em especial na leitura complexa de metadados. Ainda assim, é necessário combinar as técnicas e sistemas de IA com abordagens tradicionais, para previsões de tempo ainda mais precisas, que levem em conta uma leitura de dados e respectiva análise.

Share This Article
Os artigos vinculados à este usuário são de terceiros. A informação aqui contida não foi elaborada originalmente por nós do SempreUpdate. Mas, publicamos conforme solicitação, envio ou recomendações do próprio autor, assessoria e outros departamentos comerciais ou não comerciais.
Sair da versão mobile