in

O Whatsapp vai acabar? Google lança o RCS (Rich Communication Service)!

o-whatsapp-vai-acabar-google-lanca-o-rcs-rich-communication-service

Se você gosta muito do Whatsapp saiba que o Google lançou o RCS (Rich Communication Service) e os burburinhos já circulam na web em torno da concorrência com o Whatsapp, mas será que diante da novidade o Whatsapp vai acabar? Ou será apenas mais uma alternativa? Vamos aos fatos!

O RCS (Rich Communication Service) criado pelo Google vem recebendo melhorias quase que diárias, juntamente com correções e novos recursos. A ideia do Google é que o RCS seja a evolução do antigo SMS. Com o RCS você pode compartilhar fotos, vídeos, criar até mesmo bate papo em grupo, saber se o destinatário leu a sua mensagem e até mesmo saber quando a pessoa esta respondendo a sua mensagem.

No momento, o RCS (Rich Communication Service) esta disponível apenas para Android neste primeiro momento, os usuários Apple não vão ter acesso a novidade neste primeiro momento, mas também não há nenhuma informação se o RCS vai chegar aos dispositivos da maçã.

Um outro recurso também muito utilizado é a versão web, isso mesmo, assim como o Whatsapp Web você poderá também parear o RCS (Rich Communication Service) com o seu computador, tudo o que você precisa fazer é escanear um QR Code e pronto, tudo resolvido.

O Whatsapp vai acabar? Google lança o RCS (Rich Communication Service)!

Os principais navegadores já suportam a novidade, inclusive o Internet Explore. Ao mesmo tempo, também há um recurso para verificar em quantos computadores o RCS está conectado e claro, você poderá desconectar qualquer um deles. Certamente, todos os recursos estão sendo analisados, e pelo o que observamos, com base no que os usuários do Whatsapp mais utilizam.

O nome do aplicativo já saiu, é o Android Mensagens e qualquer pessoa pode fazer o download gratuitamente na Play Store, um recurso que foi divulgado recentemente é a possibilidade de fazer compras e pagamento usando o novo mensageiro do Google.

E do outro lado, o Whatsapp começou a testar este último recurso na Índia e também já ganhou uma versão para empresas. O serviço RCS através do Android Mensagens já começa a ser testado no Brasil pelas operadoras Oi, Claro e Vivo.

A tecnologia empregada é um servidor em nuvem do Google (Jibe RCS) que vai conectar as operadoras que quiserem implementar o serviço, no código do do app há uma mensagem que informa claramente que os recursos de bate-papo são fornecidos pelo Google.

Por hora, o recursos de chamadas de áudio e vídeo ainda não foram divulgados. Mas acreditamos que será uma questão de tempo. Quer saber mais sobre o RCS? Consulte as informações no botão abaixo.

jibe RCS

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Executar texto em fala no terminal com o eSpeak

KDE Plasma 5.15 Beta foi lançado com grandes aprimoramentos

KDE Plasma 5.15 Beta foi lançado com grandes aprimoramentos