Hoje é:08/03/2021
youtube-lanca-formato-de-pagina-para-conteudo-de-hashtags

O YouTube agora tem seu próprio aplicativo da web

O Google continua promovendo a disseminação de aplicativos da web modernos. E o YouTube agora tem seu próprio aplicativo da web, se comportando como um aplicativo, de fato, e não como apenas um site.

o-youtube-agora-tem-seu-proprio-aplicativo-da-web
Imagem: Sostav.ru

O YouTube, com essa nova versão web agora pode ser instalada como um PWA. Esta etapa agora é oferecida a você na barra de endereço. Um pequeno sinal de mais aparece para ela no navegador Chrome. Isso permite que o site seja instalado como uma espécie de aplicativo independente, mas a execução ainda ocorre através do seu navegador padrão. No entanto, com todas as comodidades de um aplicativo, de verdade.

Esse aplicativo web do YouTube é progressivo, portanto, se comporta mais como um aplicativo real e menos como um site, por exemplo. Além disso, você pode armazenar o link associado em qualquer lugar do sistema, onde também pode acessar todos os outros aplicativos. O Google ainda quer oferecer PWAs opcionais na Play Store, por exemplo, para o Chrome OS. Sem dúvidas, um grande avanço!

PWA para YouTube: Um aplicativo web com recursos offline

Com esse novo aplicativo o suporte offline no desktop, que o Google tem promovido recentemente para PWAs, pode ser habilitado. Um outro exemplo de aplicativo que recebeu a implementação recentemente é O Google Calendar, que também foi equipado com a funcionalidade offline adicional.

Um PWA disponibiliza um site como um aplicativo sem a necessidade de desenvolver aplicativos nativos para os vários sistemas operacionais, por exemplo. Interfaces padronizadas, suporte offline e outras vantagens tornam esses aplicativos da web mais do que apenas sites em suas próprias janelas. Ou seja, uma novidade atrelada à funcionalidade, para trazer aos usuários melhores recursos, que os farão amar ainda mais as plataformas, como o YouTube, por exemplo.

O aplicativo móvel do YouTube até agora só disponibilizou vídeos off-line para usuários premium. Entretanto, esperamos que isso mude e, além dos usuários móveis, a versão web seja implementada com o recurso além dos usuários premium.

Com informações de: Smartdroid

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.