OBS Studio 29.0 lançado com suporte a chave de mídia no Linux e novos filtros

Confira as novidades desta versão do programa usado para streaming e gravações.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Está disponível uma nova versão do OBS Studio, a 29.0. Este é um lançamento importante para um software popular, gratuito, de código aberto e multiplataforma. O OBS Studio serve tanto para transmissão ao vivo quanto para gravação de tela. Assim, a nova versão traz muitos recursos e melhorias. Entre as principais novidades do OBS Studio 29.0 estão que ele foi lançado com suporte a chave de mídia no Linux e possui novos filtros.

O OBS Studio 29.0 chega mais de quatro meses após o OBS Studio 28.0 e apresenta suporte para chaves de mídia no Linux, um filtro equalizador de 3 bandas, um filtro compressor ascendente, Websockets 5.1.0, bem como suporte para criptografia e autenticação para SRT e RIST saídas.

A nova versão também melhora os filtros de vídeo e áudio da NVIDIA adicionando um controle deslizante Mask Refresh e suporte para processamento temporal para mascaramento de melhor qualidade, adiciona a capacidade de silenciar docas de navegador individuais, bem como a capacidade de inspecionar docas de navegador individuais clicando com o botão direito do mouse.

OBS Studio 29.0 vem com suporte a chave de mídia no Linux e novos filtros

Além disso, também temos melhorias para a ativação do FFmpeg VA-API usando diretamente a biblioteca libva para verificar os recursos do dispositivo. Do mesmo modo, há um novo contador de slides na barra de ferramentas de origem quando selecionam uma apresentação de slides de imagem.

OBS Studio 29.0 lançado com suporte a chave de mídia no Linux e novos filtros

Entre outras mudanças, o OBS Studio 29.0:

  • define o limite de memória do Replay Buffer para 75% da RAM do sistema em vez de ser fixar em 8 GB;
  • remove a numeração automática nos rótulos Multiview;
  • aumenta a velocidade na qual a taxa de bits dinâmica se recupera após uma queda;
  • e altera o padrão Saída Simples NVENC predefinida para P5 para melhor compatibilidade e desempenho.
  • Além disso, houve a correção de muitos bugs. Isso deve tornar o OBS Studio mais estável e confiável ao gravar sua tela ou screencasting. Para obter mais detalhes, confira as notas de versão do GitHub.

O OBS Studio 29.0 pode fazer parte de praticamente qualquer distribuição GNU/Linux como um aplicativo Flatpak da Flathub.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.