OBS Studio 29 beta traz codificação AV1 para GPUs AMD e Intel

Confira os principais destaques que devem fazer parte da versão estável.

O OBS Studio 29 Beta 1 foi lançado como a versão de teste mais recente para este software de código aberto multiplataforma amplamente utilizado para fins de transmissão e gravação de tela. O OBS Studio 29, principalmente, está adicionando codificação acelerada por hardware AV1 para GPUs Intel Arc Graphics e AMD Radeon.

O OBS Studio já oferece suporte à codificação AV1 com GPUs da série NVIDIA GeForce RTX 40, enquanto o OBS Studio 29 está chegando para GPUs Intel Arc Graphics e AMD Radeon RX 7000 “RDNA3” com recursos de codificação de hardware AV1. O OBS Studio 29 também oferece suporte para codificação baseada em Intel HEVC.

OBS Studio 29 beta traz codificação AV1 para GPUs AMD e Intel

O OBS Studio 29 Beta 1 também possui um novo filtro de compressor ascendente, filtro equalizador de 3 bandas, suporte para codificadores HEVC e ProRes nativos no Apple macOS e uma variedade de outros ajustes, melhorias e correções de bugs.

Características

  • Adicionado suporte para o codificador AMD AV1 para GPUs RDNA3;
  • Adicionado suporte para o codificador Intel AV1 para GPUs Arc;
    • Observação: o CQP está disponível, mas não é totalmente suportado;
  • Adicionado suporte para o codificador Intel HEVC;
  • Adicionado um filtro de compressor ascendente;
  • Adicionado um filtro equalizador de 3 bandas;
  • Adicionado suporte para codificadores HEVC e ProRes nativos no macOS, incluindo P010 e HDR [Developer-Ecosystem-Engineering/PatTheMav/gxalpha]
  • Adicionado suporte para macOS Desk View [Desenvolvedor-Ecosistema-Engineering]
  • Canais de atualização adicionados para optar por receber compilações beta/candidatos a lançamento para o Windows;
    • O trabalho ainda está em andamento para deixar tudo pronto no servidor, a atualização por meio do atualizador integrado pode não estar disponível até mais tarde no período de teste beta do OBS 29.0

Ajustes e Melhorias

  • O limite de memória do Replay Buffer agora está definido para 75% da RAM do sistema instalado, em vez de ser fixado em 8 GB;
  • Adicionado suporte de chave de mídia no Linux;
  • Várias melhorias nos filtros de vídeo e áudio da NVIDIA, incluindo um controle deslizante Mask Refresh;
  • Nomeação e salvamento aprimorados da tela de Captura de exibição no Windows; os índices agora devem corresponder independentemente do modo e os monitores reconectados devem mostrar o monitor correto;
    • Observação: isso significa que as fontes de captura de exibição existentes ficarão em branco até serem configuradas manualmente, para evitar a exibição da exibição errada;
  • Adicionado suporte para criptografia e autenticação para saídas SRT e RIST;
  • Captura de exibição e aplicativo ScreenCaptureKit desativada no macOS 12 devido a vários problemas; os usuários devem atualizar para o macOS 13 ou usar a fonte de captura de tela existente;
  • Removida a numeração automática nos rótulos Multiview;
  • Adicionada a capacidade de silenciar docas de navegador individuais;
  • Adicionada a capacidade de clicar com o botão direito do mouse e ‘Inspecionar’ docas de navegador individuais;
  • Mudou a predefinição padrão do Simple Output NVENC para P5 para melhor compatibilidade e desempenho;
  • Adicionado suporte para taxas de atualização mais altas na fonte do dispositivo de captura de vídeo no Windows;
  • Adicionado o codificador de hardware Apple VT ao assistente de configuração automática;
  • Ativação aprimorada do FFmpeg VA-API usando diretamente o Libva para verificar os recursos do dispositivo;
  • Vários pequenos ajustes de UX/acessibilidade na interface do usuário;
  • O áudio agora deve ser capturado automaticamente para a maioria das marcas de placa de captura usando a fonte do dispositivo de captura de vídeo no Windows;
  • Adicionado um contador de slides à barra de ferramentas de origem quando uma apresentação de slides de imagem é selecionada;
  • Dependências atualizadas, incluindo a mudança para o Qt 6.4.1, que deve corrigir vários problemas.

Correções de bugs

  • Corrigidos problemas com filtros assíncronos (como Delay) não renderizados corretamente;
  • Várias melhorias de desempenho para a saída de visualização do Decklink;
  • Corrigido um problema em que as janelas do projetor de origem não fechavam quando uma fonte era excluída;
  • Corrigido um problema em que os cursores desapareciam ou eram exibidos incorretamente nas capturas de tela no Windows;
  • Corrigidos problemas com controle de taxa CQP para codificadores SVT e AOM AV1;
  • Corrigido problema com controle de taxa CQP para AMD HEVC ao usar CQP;
  • Câmera virtual corrigida não funcionando com Webex e GoTo Meeting.

Os downloads do Windows, macOS e Linux, juntamente com a lista completa de alterações do OBS Studio 29 Beta 1, podem ser encontrados no GitHub.

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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