OBS Studio 29 traz muitas melhorias, exceto para o Linux

As outras plataformas ganharam mais recursos que o Linux

O OBS Studio acaba de lançar a versão 29. O software é usado para gravação e streaming de tela de código aberto, é multiplataforma e um dos mais populares. O OBS Studio 29 trouxe muitas melhorias, mas nem tantas para o Linux.

Usado por muitos usuários do Linux e criadores de conteúdo, o OBS Studio possui um conjunto bastante interessante de ferramentas e recursos que permitem gravar e transmitir conteúdo. Seu último grande lançamento foi em setembro de 2022, que trouxe suporte nativo para Apple Silicon, interface do usuário atualizada, suporte a cores aprimorado e muito mais.

OBS Studio 29

Imagem: It´s FOSS News

A versão 29 do OBS Studio tem muitas melhorias e correções e alguns dos destaques incluem: Suporte de chave de mídia para Linux; Novos Filtros de Áudio
Filtros de áudio e vídeo NVIDIA aprimorados; Melhor suporte para codificador
Várias correções e melhorias.

A nova versão também traz suporte a teclas de mídia: você pode finalmente usar as teclas de mídia em seu teclado para controlar a reprodução ou o volume com o OBS no Linux; novos filtros de áudio: O OBS Studio 29 apresenta dois novos filtros de áudio, um filtro de compressor ascendente e um filtro equalizador de 3 bandas; filtros de áudio e vídeo NVIDIA aprimorados: Vários aprimoramentos foram feitos nesses filtros.

Além disso, ainda traz um novo controle deslizante Mask Refresh foi adicionado, juntamente com o suporte para processamento temporal, que deve fornecer uma máscara de melhor qualidade.

Melhor suporte ao codificador:

  • Codificador AMD AV1 para série RX7000 de GPUs no Windows;
  • Codificador Intel AV1 para GPUs Arc no Windows;
  • Codificador Intel HEVC no Windows;
  • Codificadores nativos HEVC e ProRes para macOS.

Observe que o suporte para esses codificadores é apenas para Windows ou macOS. Infelizmente, eles perdem o suporte para Linux. Esperamos que eles sejam adicionados em uma versão futura do OBS Studio.

Além das listadas acima, o OBS Studio 29 apresenta muitas outras alterações, como: Websocket 5.1.0: O limite de memória do buffer de reprodução agora está limitado a 75% da RAM do sistema instalado, em vez de ser fixado em 8 GB; Suporte para criptografia e autenticação para saídas SRT e RIST; Capacidade de inspecionar e/ou silenciar docas de navegador individuais; Suporte para taxas de atualização mais altas no caso de capturas de vídeo.

Download OBS Studio 29

Para obter o OBS Studio 29 mais recente, você pode obter o Flatpak, o método recomendado.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile