OBS Studio 30.1 Beta ganha suporte AV1 para VA-API e fonte de câmera PipeWire

Esta versão também introduz HDR para HEVC sobre RTMP, suporte AV1 para saída WebRTC/WHIP e suporte de áudio multi-track para MPEG-TS.

OBS Studio 30.1 Beta adiciona suporte AV1 para VA-API e fonte de câmera PipeWire. O aplicativo de streaming e screencasting de código aberto OBS Studio 30.1 acaba de entrar em testes beta públicos hoje para que possamos finalmente ter um vislumbre dos novos recursos e aprimoramentos que chegarão a esta nova versão.

O OBS Studio 30.1 promete novos recursos como um tipo de fonte PipeWire Video Capture Device contribuído pelo desenvolvedor do GNOME Georges Stavracas, suporte AV1 para VA-API, suporte a áudio multi-track para MPEG-TS, HDR para HEVC sobre RTMP, mapeador de tons maxRGB para SDR no filtro HDR Tone Mapping e suporte V1 para saída WebRTC/WHIP.

Outros novos recursos do OBS Studio 30.1 incluem uma opção para corte automático para caixa delimitadora, opções de reescalonamento de GPU para saídas de streaming e gravação, seleção de canais para dispositivos de entrada CoreAudio, um tipo de fonte de dispositivo de placa de captura para usuários do macOS, bem como uma fonte de apresentação de slides de imagem renovada.

“A fonte de apresentação de slides de imagem retrabalhada carrega arquivos de forma assíncrona e corrige um problema em que a apresentação de slides fazia um loop antes de mostrar todas as imagens. Para alterar as fontes existentes da apresentação de slides de imagem para a nova versão, você deve recriá-las. As fontes de apresentação de slides de imagens existentes continuarão funcionando como antes”, disseram os devs.

OBS Studio 30.1 Beta ganha suporte AV1 para VA-API e fonte de câmera PipeWire

Além disso, o OBS Studio 30.1 beta adiciona suporte a HDR para o Elgato HD60 X Rev.2, caminhos de pesquisa de dados de tema, suporte a Python 3.11 para macOS e Windows, configurações aprimoradas de buffer de reprodução de modo simples, suporte para áudio PCM em MP4/MOV (fragmentado) e localização de script Lua para procurar caminho para bibliotecas nativas de Lua.

Claro, também há um monte de correções de bugs para melhorar as coisas, como streaming WebRTC/WHIP, offset/dessincronizado faixa de áudio 1 com outras faixas, tamanho incorreto da janela VST na tela HiDPI, suporte a QSV no pacote Flatpak e títulos de faixas de áudio não sendo definidos na saída FFmpeg personalizada.

O OBS Studio 30.1 Beta está disponível para download agora mesmo na página do projeto no GitHub, se você quiser dar uma volta e testar os novos recursos. No entanto, tente ter em mente que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a use em um ambiente de produção.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile