O novo OBS Studio 30.1 que acaba de estrear tem suporte AV1 para VA-API & PipeWire Video Capture. Aproveitando o lançamento em novembro passado do grande lançamento do OBS Studio 30.0, o OBS Studio 30.1 estreou hoje como o mais novo lançamento de recursos. Esta é a primeira grande atualização da série OBS Studio 30, adicionando novos recursos e melhorias.
O OBS Studio 30.1 habilita o High Dynamic Range (HDR) para suporte a HEVC sobre RTMP, retrabalhou o manuseio da fonte de apresentação de slides de imagem, uma opção para corte automático para caixa delimitadora, opções de reescalonamento de GPU para saídas de streaming e gravação, suporte a áudio multi-track para MPEGTS e, em seguida, alguns recursos realmente empolgantes.
OBS Studio 30.1 tem suporte AV1 para VA-API & PipeWire Video Capture
Os destaques do OBS Studio 30.1 incluem a fonte do dispositivo de captura de vídeo PipeWire, suporte AV1 para VA-API, suporte AV1 para saída WebRTC/WHIP, HDR para HEVC sobre RTMP, suporte a áudio multifaixa para MPEG-TS e seleção de canais para dispositivos de entrada CoreAudio.
O OBS Studio 30.1 adiciona suporte AV1 para a API de aceleração de vídeo (VA-API), suporte AV1 para a saída WebRTC/WHIP e, por último, é dispositivo de captura de vídeo usando PipeWire. As melhorias do AV1 e a captura de vídeo PipeWire são excelentes de ver com o OBS Studio 30.1!
Esta versão também adiciona um mapeador de tons maxRGB para SDR no filtro HDR Tone Mapping, uma fonte de apresentação de slides de imagem renovada que agora carrega arquivos de forma assíncrona, uma nova opção para corte automático para a caixa delimitadora, bem como opções de reescalonamento de GPU para streaming e gravação de saídas.
Para usuários do macOS, o OBS Studio 30.1 adiciona uma nova fonte de dispositivo de placa de captura, enquanto para usuários do Windows adiciona uma opção de captura de áudio para captura de janela/jogo e uma opção Alpha pré-multiplicada para captura de jogos.
Completando o OBS Studio 30.1 estão dezenas de correções de bugs e várias outras melhorias incrementais. Downloads e mais detalhes sobre a atualização de recursos do OBS Studio 30.1 via GitHub.