Ocomon anuncia versão 4.0 com várias melhorias

O OcoMon é um sistema livre e de código aberto para gerenciamento e operacionalização de áreas de prestação de serviços e que se popularizou no Brasil entre os anos de 2005 e 2009. Ficou estagnado até o início de 2020 quando então retornou com força, causando impacto na comunidade de software livre.

OcoMon surgiu em Março de 2002 como projeto pontual e pessoal do programador Franque Custódio, tendo como características básicas o cadastro, acompanhamento e consulta de ocorrências de suporte. O sistema foi inicialmente utilizado pela área de suporte do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) e a partir daquele momento foi assumido pelo então Analista de Suporte Flávio Ribeiro que herdou a ferramenta básica e a transformou em um robusto sistema de gestão de chamados através da implementação de diversas características buscando atender a questões de ordem prática, operacional e gerencial de áreas de suporte técnico como Helpdesks e Service Desks.

Em Maio de 2003 foi desenvolvida a primeira versão do módulo de inventário (Invmon) que funcionava como um sistema em separado, e a partir de então todas as informações de atendimentos começaram a ficar vinculadas ao respectivo equipamento, acrescentando grande praticidade e valor ao sistema de atendimento.

Com a percepção da necessidade crescente de informações mais relacionadas com a questão de qualidade no suporte, no início de 2004 foram adicionadas características de gerenciamento de SLAs, mudando de forma sensível a maneira como o gerenciamento de chamados vinha acontecendo e obtendo crescente melhoria da qualidade final de acordo com os indicadores fixados para os serviços realizados.

No início de 2005, os dois sistemas: OcoMon e InvMon foram integrados em um layout unificado e permanecendo com o nome único de OCOMON.

O sistema se popularizou no Brasil principalmente entre os anos de 2005 e 2009 quando foi lançada a RC6 da versão 2.0, no entanto, após esse lançamento o desenvolvimento do sistema ficou estagnado, sem atualizações de qualquer ordem, e sua utilização foi diminuindo com o tempo.

Ocomon anuncia versão 4.0 com várias melhorias. A primeira Release Candidate (RC) do OcoMon 4.0 acaba de ser lançada. Entre as novidades destacam-se:

  • Abertura de chamados via e-mail;
  • Fila de e-mails;
  • Campos customizados;
  • Rótulos/Tags para as ocorrências;
  • Filtro dinâmico para o Painel de Controle;
  • Gerência de áreas de atendimento;
  • Formulário aberto para abertura de chamados por usuários não cadastrados;
  • Flexibilidade para configuração de obrigatoriedade de qualquer dos campos das ocorrências em cada uma das etapas de vida (abertura, edição e encerramento);
  • Autenticação via LDAP;
  • API para integração;
  • Diversas melhorias cosméticas, refinamentos múltiplos, refatoramentos e otimizações diversas.

A lista completa de modificações pode ser acessada aqui: https://ocomonphp.sourceforge.io/changelog-incremental/

É possível testar o sistema sem precisar instalar. Para isso há um container Docker preparado com a versão 4.0. Acesse a página de downloads e veja as instruções: https://ocomonphp.sourceforge.io/downloads/

Site: https://ocomonphp.sourceforge.io/
Algumas telas: https://ocomonphp.sourceforge.io/algumas-telas/
Canal no Youtube: https://www.youtube.com/c/OcoMonOficial

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile