Oferta de avaliação do Microsoft 365 bloqueia o acesso a áreas de trabalho do Windows 10

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Parece que os usuários do Windows não têm um minuto de paz com certas falhas que surgem no sistema. Agora, por exemplo, usuários do Windows 10 estão sendo impedidos de acessar suas áreas de trabalho por ofertas de avaliação em tela cheia para o pacote de produtividade Microsoft 365.

Ofertas do Microsoft 365 preenchem área de trabalho do Windows 10 e bloqueia o acesso dos usuários

Essas ofertas (intituladas “Acesso concedido: estamos oferecendo a você uma avaliação gratuita do Microsoft 365 Family”) estão sendo enviadas por meio de notificações em tela cheia que não oferecem aos usuários outra escolha a não ser inserir suas informações de pagamento para ativar a avaliação.

Eles são exibidos durante o Windows Out of Box Experience (OOBE) antes de carregar a área de trabalho do Windows. E, as únicas opções disponíveis para quem vê essas promoções em tela cheia são “Experimentar gratuitamente” e “Não, obrigado”. Depois de clicar em “Não, obrigado”, o usuário é enviado para uma tela “Confirme sua opção de pagamento”, onde a única opção que resta é “Iniciar avaliação, compre depois”.

Embora essas telas sejam exibidas depois de fazer instalações limpas do Windows e instalar atualizações de recursos, elas geralmente contêm uma opção para “Ignorar por enquanto” no canto inferior esquerdo da tela. No entanto, desta vez, a Microsoft substituiu esse botão por um link “Privacidade e Cookies”.

oferta-de-avaliacao-do-microsoft-365-bloqueia-o-acesso-a-areas-de-trabalho-do-windows-10
Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

A Microsoft parece estar testando outros layouts e oferecendo ofertas diferentes, já que outros relataram ver promoções de 50% com os botões “Avançar” e “Não, obrigado” na parte inferior. Da mesma forma, clicar no botão “Não, obrigado” os levaria a uma nova tela na qual eles seriam solicitados a inserir suas informações de pagamento e receberiam apenas a opção de “Comprar agora”.

Cancelamento do período de testes

Felizmente, os usuários podem cancelar depois de inserir as informações do cartão de crédito necessárias para habilitar a avaliação da assinatura do Microsoft 365 Family que foram forçados a pagar para acessar seus desktops do Windows 10.

Se eles optarem por não fazê-lo ou se esquecerem de fazê-lo até o término da avaliação, serão cobrados $ 109 (cerca de R$ 558,00) por mês enquanto a assinatura permanecer ativa.

Para evitar receber esta oferta, você deve iniciar o processo de instalação sem conexão com a Internet, o que também permitirá que você crie uma conta local se não quiser vincular a área de trabalho à sua conta da Microsoft.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.