Onde encontrar sons, documentos, livros ou mapas antigos na Internet

Tal como acontece com as cópias de backup dos nossos dados, existem certos conteúdos antigos e curiosos muitos bem guardados na internet. Entre esses materiais, encontramos mapas, áudios, capas de álbuns e livros, ou jornais, que são gravados e armazenados na Internet para que qualquer pessoa possa acessá-los. Então, neste post saiba onde encontrar sons, documentos, livros ou mapas antigos na Internet.

Podemos dizer que quase nada é realmente apagado do da Internet. Porém, ao mesmo tempo, é preciso encontrar formas de preservá-los para que não desapareçam. Além disso, todos esses conteúdos devem ser catalogados para posterior consulta ou download, por isso vamos falar sobre alguns desses sites interessantes.

Mapas antigos on-line

Por milhares de anos, as pessoas vêm criando todos os tipos de mapas. Assim é possível fazer uma viagem ao passado através destes conteúdos cartográficos históricos que foram colocados em Old Maps on-line. Aqui, encontraremos links para mapas antigos de todos os tipos. O site funciona no estilo do Google Maps .

Portanto, podemos pesquisar um local específico para ver mapas antigos dele. Da mesma forma, podemos nos mover e até mesmo aumentar o zoom em certas áreas e cidades antigas.

Conserve o som

A tecnologia avança rapidamente, enquanto as tendências antigas permanecem no passado na forma de fotos. No entanto, o som do que antes era uma inovação tecnológica é igualmente importante. Nós falamos de áudios como um telefone antigo, um modem de 56K , um rádio décadas atrás etc. Bem, este é um projeto da web responsável por coletar todos esses sons que faziam parte de nossas vidas e que não são mais usados. Desta forma, nos oferece uma imagem do objeto em questão, juntamente com o arquivo de áudio de 30 segundos que complementa a imagem de alguma forma, embora estes não sejam livremente utilizáveis.

Arquivo de jornal

Para muitos, os jornais antigos ainda são úteis, enquanto para outros são uma simples curiosidade. É por isso que, nessas linhas, falaremos sobre um extenso arquivo desse tipo de conteúdo antigo, que na verdade é um site com publicações de todo o mundo. Desta forma, podemos filtrar os documentos por cidade ou procurar por qualquer palavra-chave para localizar o que nos interessa.

Naturalmente, devido à grande variedade de seus conteúdos, muitos deles norte-americanos, a navegação no início pode ser um pouco complexa.

Arquivo de capa de livro

Este é um site especialmente criado para os amantes de design e leitura. Armazena capas de livros antigos e emblemáticos para consulta. Ao mesmo tempo, teremos a possibilidade de navegar pelo Book Cover Archive. Ele pode satisfazer sua curiosidade ou localizar as capas dos nossos livros favoritos, sejam eles atuais, antigos ou outros mais originais que não conhecemos.

Mapas antigos

Porém, a Internet não está apenas digitalizando capas de livros antigos. Há também o chamado Projeto Gutenberg , que está salvando milhares de títulos completos para referência futura.

Notas musicais de álbuns

E, finalmente, vamos nos concentrar nos amantes da música. O Álbum Liner Notes  armazena conteúdos especialmente indicados para os amantes da música. Hoje dificilmente compramos música em formato físico, ou pelo menos em menor quantidade do que antes. Agora, há este projeto que está tentando salvar as capas de de discos, entre outros elementos.

Assim, no Album Liner Notes podemos encontrar as capas mencionadas dos álbuns, bem como as letras das músicas ou até mesmo as notas dos autores.

No entanto, se o que você procura é um grande museu on-line, recomendamos verificar o popular portal Internet Archive. Neste estão relacionados todos os tipos de tecnologia de conteúdo que correm risco de desaparecer. Inclusive, já publicamos duas matérias sobre o assunto. Você pode acessá-las abaixo.

Internet ArchiveOS

Matéria sobre jogos no Internet Archive

 

 

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Ubuntu Touch OTA-6 da UBports está planejado para novembro

Previous article

FireEye: Laboratório de pesquisa russo ajudou no desenvolvimento do malware industrial TRITON

Next article

You may also like

More in Notícias