OneAPI Construction Kit 3.0 da Intel lançado

Veja as características principais.

No início de junho a Codeplay Software, de propriedade da Intel, anunciou a chegada do kit de construção oneAPI para ajudar a trazer bases de código SYCL para novas arquiteturas de processador/acelerador com ênfase em IA e HPC. Hoje ocorre o lançamento do oneAPI Construction Kit 3.0.A Intel é uma grande defensora do padrão Khronos SYCL e é um paradigma central para seu esforço oneAPI e suporta sua vasta gama de hardware. 

Para ajudar no ecossistema do desenvolvedor e garantir que o SYCL seja portátil para novos hardwares/arquiteturas, o kit de construção oneAPI Intel/Codeplay ajuda a atender a essas necessidades. O oneAPI Construction Kit, por exemplo, foi testado com sucesso para RISC-V para ajudar a construir o suporte de software lá.

OneAPI Construction Kit 3.0 da Intel lançado

Com o oneAPI Construction Kit 3.0, o muxc agora permite entradas OpenCL C, a extensão OpenCL cl_intel_required_subgroup_size é suportada, novos recursos SPIR-V adicionados e vários outros aprimoramentos.Downloads e mais detalhes sobre o oneAPI Construction Kit 3.0 via GitHub

Saiba mais sobre esse esforço de portabilidade de código aberto em developer.codeplay.com.

GNU Assembler adiciona suporte para as extensões ISA 2024~2025 da Intel

Junto com a Intel adicionando suporte a Lunar Lake e Arrow Lake ao compilador GCC, a Intel também contribuiu com as novas extensões ISA para esses futuros processadores para o suporte GNU Assembler “Gas” como parte de sua ativação inicial de cadeia de ferramentas do compilador.Mesclado durante a noite com a base de código GNU Assembler/Binutils, havia suporte para as seguintes novas instruções:

PBNDKB – A instrução PBNDKB que faz parte do Total Storage Encryption (TSE) que vem com o Lunar Lake. PBNDKB está em torno da chave de ligação de plataforma para o suporte de objeto binário grande. Em particular, o PBNDKB permite que o software vincule informações a uma plataforma específica, criptografando-as com uma chave de encapsulamento específica da plataforma.

SHA512– As instruções SHA512 vêm com Arrow Lake S e Lunar Lake para hash SHA512 acelerado.

SM3 – Instruções de hash SM3 para Arrow Lake S e Lunar Lake.

SM4 – A cifra SM4 usada no padrão chinês WLAN WAPI e usada com TLS. O SM4 também está no convés para Arrow Lake S e Lunar Lake.

AVX-VNNI-INT16 – As adições INT16 ao AVX-VNNI também estão chegando para Arrow Lake S e Lunar Lake.

É ótimo ver esses bits sendo preparados para o suporte da cadeia de ferramentas do compilador GNU bem antes do lançamento. Também houve ativação inicial do LLVM para Arrow Lake S e Lunar Lake.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile