onionshare

OnionShare é uma ferramenta que nos permite compartilhar arquivos, não importa o tamanho. É de código aberto e transfere de forma segura e anonima através da rede Tor. Este utilitário inicia um próprio servidor web em nosso computador local para armazenar arquivos em vez de armazená-lo em um serviço de nuvem, como Dropbox, etc. Em seguida, será enviado ao serviço Onion para ser temporariamente acessível através da Internet.
O aplicativo gerará uma URL não decifrável para acessar e baixar os arquivos. O que teremos de fazer é simplesmente compartilhar a URL gerada com a pessoa que vai baixar o arquivo. Se estamos enviando arquivos com informações confidenciais, é aconselhável que usemos algum outro programa para adicionar um ponto de segurança extra.
A pessoa que receberá os arquivos não precisa ter o OnionShare e pode baixá-lo através do navegador Tor. Hoje é difícil um usuário de computador que não conhece ou não ouviu falar sobre o navegador Tor. Este navegador permitirá aos usuários navegar de forma segura, privada e anônima, implementando o roteamento Onion na camada do aplicativo. O OnionShare também foi desenvolvido da mesma maneira e nos permite usar a rede Tor para enviar arquivos para qualquer parte do mundo.
Esta é, talvez, uma das melhores ferramentas para compartilhar arquivos com segurança através da Internet. O OnionShare atende a maioria dos requisitos que normalmente são necessários neste tipo de aplicativos.
 

Instalar o OnionShare no Ubuntu

Podemos instalar facilmente o OnionShare em distribuições baseadas no Ubuntu e em muitas outras distribuições Gnu/Linux. Para o Debian/Ubuntu, poderemos usar o comando apt-get ou apt para instalar esta ferramenta. Só temos que abrir um terminal (Ctrl + Alt + T) e executar os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:micahflee/ppa
sudo apt update
sudo apt install onionshare

 

Como usar

Podemos iniciar o OnionShare no menu de aplicativos. Quando iniciar, por padrão, o OnionShare estabelecerá a conexão com a rede Tor.

Para começar a compartilhar, simplesmente temos que arrastar e soltar os arquivos e as pastas que queremos compartilhar com nossos amigos. Também podemos adicionar um arquivo clicando no botão Adicionar.
Uma vez que adicionamos os arquivos, precisamos pressionar o botão “Iniciar compartilhamento”. Agora, teremos que aguardar um momento para que a URL seja gerada para que possamos compartilhar. Você receberá um URL com .onion.
Esta URL podemos enviar aos nossos amigos e conhecidos por e-mail, Facebook ou WhatsApp, etc. Quero insistir em que devemos ter certeza de adicionar segurança adicional quando enviamos arquivos com informações confidenciais.

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Review – Debian 9.3 “Stretch” com o MATE

    Previous article

    Como Criar um Botão Desligar no Plank Dock

    Next article

    You may also like

    More in Dicas