in

ONLYOFFICE adiciona criptografia de ponta a ponta

A função foi adicionada na nova versão da suíte de escritório e é reforçada por blockchain.

onlyoffice-adiciona-criptografia-de-ponta-a-ponta

A versão mais recente do ONLYOFFICE Desktop Editors traz uma importante novidade para os usuários: a criptografia de ponta a ponta.A função é reforçada por blockchain. O Teamlab desktop Editors é uma suíte de escritório distribuída sob a licença v3 AGPL. Serve para criar, visualizar e editar documentos, pastas de trabalho e apresentações off-line, durante a conexão com teamlab on-line, Nextcloud ou ownCloud. Assim, também permite o acesso a Funções de colaboração (coedição em tempo real, comentários e chat integrado).

O ONLYOFFICE Desktop Editors oferece uma interface de usuário baseada em guias, que permite ao usuário trabalhar em vários arquivos em uma única janela.

Seus recursos podem ser expandidos usando os complementos internos (inserir um vídeo do YouTube, o Photo Editor, o WordPress, o Thesaurus entre outros) ou criando seu próprio módulo em JavaScript (consulte a API).

Criptografia de ponta a ponta chega

Os usuários podem testar a criptografia de ponta a ponta a partir da versão 5.2.4 do teamlab. Portanto, é permitido criar uma conta na rede privada para armazenar senhas com base na Paridade Privada do Ethereum.

Este novo recurso protege documentos (docx, xlsx, pptx, odt e ods), incluindo arquivos temporários, com o algoritmo de criptografia AES-256.

A tecnologia Blockchain com criptografia assimétrica garante o armazenamento e a transferência de senhas confiáveis.

Cada documento é criptografado com sua chave AES de 256 bits e é atualizado sempre que o documento é salvo.

Por sua vez, cada chave é protegida por uma criptografia assimétrica (usando chave pública). Em seguida, armazenada na rede blockchain com um UUID exclusivo, como o nome do arquivo e o endereço da conta blockchain do autor.

Depois de criptografados, os documentos são armazenados na plataforma na nuvem de preferência.

Para retomar o trabalho no documento com ONLYOFFICE, não precisa digitar senha. Com a criptografia de ponta a ponta ativada, o documento será descriptografado automaticamente usando sua chave privada.

Coedição de documentos criptografados

partilha-co-edição-1

Além disso, os usuários podem compartilhar documentos criptografados para uma coedição segura em tempo real.

Todos os documentos e entradas de co-autor são criptografados pelo cliente. Portanto, os dados são transferidos para o servidor de forma criptografada. O destinatário os descriptografa em tempo real se tiver os direitos de acesso apropriados para um documento.

Para começar a co-publicar documentos criptografados, todos os coautores devem estar conectados à nuvem por meio de seus aplicativos de desktop com criptografia de ponta a ponta ativada. Nenhuma senha deve ser alterada para compartilhar e colaborar.

Como experimentar o novo recurso?

Para começar, você deve criar uma conta de blockchain 0 na rede privada ONLYOFFICE.

Isso é feito abrindo a configuração do editor de PC e ativando a criptografia de ponta a ponta; a guia correspondente aparecerá à direita.

  1. Vá para a guia “End-to-end encryption”.
  2. Aqui você criará uma conta na rede blockchain do ONLYOFFICE clicando no botão correspondente e digitando uma senha.

A rede implementa o BIP39 para gerar a frase mnemônica que é salva automaticamente no arquivo DOCX em sua máquina local, protegida pela senha digitada. Esta combinação de 12 palavras é a única maneira de desbloquear sua conta Blockchain.

Deve-se notar que a versão atual está disponível apenas em teste.

Para desbloquear sua conta da próxima vez na mesma máquina, basta digitar a senha usada para criá-la.

Para trabalhar de maneira particular em outro dispositivo ou no caso de você perder o acesso à sua conta, você pode recuperá-la facilmente usando a frase.

Um par de chaves públicas e privadas será gerado e disponibilizado nas informações da sua conta.

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

primeiro-rc-do-fuchsia-os-foi-lancado

Primeiro RC do Fuchsia OS foi lançado

digikam-6-1-0-tem-nova-interface-de-desenvolvimento

DigiKam 6.1.0 tem nova interface de desenvolvimento