Bytedance, dona do TikTok, intensifica uso de firmware de código aberto

Governo da cidade de Nova York proíbe uso do TikTok
Governo da cidade de Nova York proíbe uso do TikTok

Tempos interessantes estão chegando para os fãs de firmware de código aberto. A Bytedance, proprietária do TikTok, organizou esta semana o Simpósio de Firmware de Sistema Aberto CloudFW em Pequim. Naquela oportunidade, eles celebraram o lançamento do CloudFW 2.0 enquanto implementam o Coreboot para substituir o UEFI.

A Bytedance está promovendo o CloudFW 2.0 como “a primeira solução de firmware do setor a produzir o firmware de sistema aberto de pilha completa em servidores x86”. Este simpósio foi organizado em parte pela Intel e pelo fornecedor Inspur.

Bytedance, dona do TikTok, cresce com firmware de código aberto

Christian Walter, da 9elements Security, esteve presente no evento e compartilhou algumas fotos.

A equipe do Coreboot também compartilhou algumas fotos adicionais do evento:


É muito interessante ver a promoção do firmware de código aberto e como o CloudFW está aproveitando o Coreboot e vendo as vantagens dele em relação ao BIOS/firmware proprietário ou outros projetos menos ativos.

Com sua pilha de firmware de código aberto, eles também não tiveram que se comprometer em termos de desempenho.

É fabuloso ver a Bytedance apoiar o firmware de código aberto e agora promovê-lo e seus benefícios. Isso se junta a nomes como Open Compute Project e Meta, Google e outros hiperescaladores que também têm falado cada vez mais sobre os benefícios do firmware de sistema de código aberto.

Com essa tendência crescente da indústria, também é provável que a Intel esteja fazendo mais flexibilidade em torno do FSP e a AMD esteja trabalhando em um esforço de inicialização de silício de CPU de código aberto com o próximo openSIL.

Coreboot adiciona suporte para uma placa ASRock Sandy/Ivy Bridge Mini ITX

Para aqueles que possuem uma ASRock B75M-ITX em sua coleção ou estão apenas procurando por um antigo sistema da era Intel Sandy Bridge/Ivy Bridge que possa executar o firmware Coreboot de código aberto, esta placa-mãe de desktop mini-ITX pode executar Coreboot upstream com as últimas alterações feitas esta semana.

Mesclado ao upstream do Coreboot Git está o suporte para ASRock B75M-ITX e esta porta Coreboot é baseada na placa-mãe ASRock B75PRO3-M existente e muito semelhante. A B75M-ITX possui suporte para processadores Intel Sandy Bridge e Ivy Bridge, memória dual channel DDR3-1600, um slot PCIe 3.0 x16, Gigabit LAN, áudio de 7.1 canais e outros recursos usuais para placas-mãe de sua época.

O ASRock B75M-ITX pode ser encontrado no eBay e em vários varejistas da Internet usados/usados ??para aqueles que pensam em montar um mini PC com uma CPU SNB~IVB que pode executar este software gratuito de substituição do BIOS.Mais detalhes sobre a porta ASRock B75M-ITX Coreboot através deste commit.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile