Em 16 de outubro de 2024, a Cellar Door Games anunciou oficialmente a publicação do código-fonte de Rogue Legacy, um jogo de plataforma 2D com elementos roguelike e de fantasia. Lançado originalmente para diversas plataformas, incluindo Windows, macOS, Linux, PlayStation 3/4/Vita e Nintendo Switch, Rogue Legacy conquistou uma base de fãs sólida com sua jogabilidade desafiadora e divertida.
It's been over 10 years since we released Rogue Legacy 1, and in the pursuit of sharing knowledge, we are officially releasing the source code to the public.https://t.co/BwIYTBIn7X
— Rogue Legacy 2 (@CellarDoorGames) October 15, 2024
Eternal thanks to @flibitijibibo for setting this up, and being with us since the beginning.
O código-fonte foi escrito em C# e está disponível sob uma licença específica que permite sua modificação e compilação para uso pessoal. No entanto, qualquer distribuição de uma versão modificada do jogo requer permissão expressa dos desenvolvedores. Isso significa que, apesar de poder explorar o código e realizar alterações, a redistribuição não é livre.
Vale destacar que a publicação inclui apenas o código-fonte do jogo, sem os recursos visuais e sonoros. Esses arquivos devem ser obtidos a partir de uma cópia legítima do jogo. Para compilar e executar o código, o pacote FNA, que é uma implementação aberta das bibliotecas Microsoft XNA Game Studio 4.0 Refresh, deve ser utilizado. Além disso, a equipe mencionou que já está trabalhando na portabilidade do jogo para a biblioteca SDL 3, o que pode ampliar sua compatibilidade no futuro.
Ambiente de desenvolvimento e instruções de compilação
O ambiente de desenvolvimento recomendado para compilar Rogue Legacy é o sugerido pelo próprio projeto FNA, que facilita o desenvolvimento de jogos multiplataforma. Para isso, é necessário clonar os repositórios e baixar as bibliotecas nativas do FNA.
Aqui estão as etapas básicas para compilar o jogo:
- Faça o download dos repositórios do Rogue Legacy e do FNA:
git clone --recursive https://github.com/FNA-XNA/FNA.git
git clone --recursive https://github.com/flibitijibibo/RogueLegacy1.git
- Baixe e extraia as bibliotecas nativas do FNA:
curl -O https://fna.flibitijibibo.com/archive/fnalibs3.tar.bz2
tar xvfj fnalibs3.tar.bz2 --one-top-level
- Compile o projeto usando o comando:
dotnet build RogueLegacy.sln
- Após a compilação, copie a pasta de conteúdo (“Content”) da sua cópia pessoal do jogo para a pasta de saída gerada:
RogueCastle/bin/x64/Debug/net40/
- Também será necessário copiar as bibliotecas nativas adequadas, dependendo do sistema operacional, para que o jogo funcione corretamente. No Windows, por exemplo, deve-se copiar os arquivos
.dll
do diretóriofnalibs/x64/
para o mesmo local onde o arquivo RogueLegacy.exe está localizado.
Com esses passos, o jogo estará pronto para ser executado.
Licenciamento
O código-fonte de Rogue Legacy está disponível sob uma licença não-comercial, o que significa que ele pode ser explorado e modificado para fins pessoais, mas não pode ser utilizado para fins comerciais ou distribuído sem autorização específica dos desenvolvedores. Para mais informações detalhadas sobre os termos da licença, consulte o arquivo LICENSE.md
que acompanha o código.
Conclusão
A disponibilização do código-fonte de Rogue Legacy é uma excelente oportunidade para desenvolvedores e entusiastas explorarem o funcionamento interno de um jogo indie de sucesso. Com a possibilidade de modificação e expansão, fãs do título podem experimentar novas formas de jogabilidade, desde que respeitem as limitações de licenciamento.