OpenAI pode trazer ao mercado o seu próprio smartphone com IA

A OpenAI revolucionou a IA generativa ao trazer ao mercado, no final do ano passado, o ChatGPT. Após esse lançamento, as empresas de smartphones começaram a mergulhar na IA como uma tecnologia adjacente ao smartphone, o que faz sentido. Os melhores smartphones atualmente usam IA no dispositivo e aprendizado de máquina para potencializar muitas experiências inteligentes. Mas, as coisas podem ficar mais interessantes se a própria OpenAI trouxer um smartphone com IA para o mercado.

OpenAI: empresa pode lançar um smartphone com sua IA

Se os fabricantes de smartphones podem se envolver com IA, as empresas de IA podem se envolver com smartphones? Um novo relatório sugere que o CEO da OpenAI provavelmente teve os mesmos pensamentos. De acordo com uma reportagem do The Information (Via: Android Authotity) citando pessoas familiarizadas com as conversas, o CEO da OpenAI, Sam Altman, se encontrou com seu amigo e renomado ex-designer da Apple, Jony Ive, para discutir a possibilidade de construir um “novo dispositivo de hardware de IA”. O CEO do grupo de investimentos SoftBank, Masayoshi Son, também teria conversado com ambos sobre a ideia.

De acordo com o Android Authority, o relatório é vago nos detalhes e não menciona o resultado dessas conversas. Também não se sabe se os três indivíduos decidiram colaborar nesta ideia ou se alguma combinação deles a está levando adiante.

Além disso, também não está imediatamente claro se o “novo dispositivo de hardware de IA” é um smartphone. Mas dada a vasta experiência de Jony Ive com o iPod e o iPhone (entre outros produtos da Apple), um smartphone apresenta-se como o melhor caminho para um produto que prioriza a IA. Também não está claro se o dispositivo será criado pela OpenAI ou por outra empresa.

A empresa por trás do ChatGPT

A OpenAI é mais conhecida por criar o ChatGPT, o chatbot de IA que se destaca no processamento de linguagem natural. Essa habilidade rapidamente catapultou o ChatGPT para a fama, pois os usuários podiam conversar perfeitamente com a ferramenta de IA e encontrar respostas para todas as suas perguntas.

O sucesso do ChatGPT levou a Microsoft a investir US$ 10 bilhões (cerca de R$ 50,5 bi) e a firmar uma parceria comercial com a OpenAI, permitindo que a Microsoft usasse a tecnologia subjacente em seu próprio Bing Chat. Isto, por sua vez, deu à Microsoft uma vantagem sobre seus pares, como Google e Apple, na corrida pela IA.

A verdade é que faz sentido que o próximo passo lógico para a OpenAI seja trazer a sua capacidade de IA diretamente para as mãos dos consumidores em todo o mundo, e um smartphone seria o melhor veículo para isso. Isto é, a menos que a IA pense o contrário.

Via: Android Authority
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile