OpenAI testa GPT-4.1 antes do lançamento do GPT-5

Por
Jardeson Márcio
Jardeson Márcio é Jornalista e Mestre em Tecnologia Agroalimentar pela Universidade Federal da Paraíba. Com 8 anos de experiência escrevendo no SempreUpdate, Jardeson é um especialista...
2 min

A OpenAI está preparando uma nova atualização de seu modelo de linguagem, batizada de GPT-4.1, que deverá ser lançada antes da esperada versão GPT-5. Essa informação veio à tona após vazamentos e testes detectados por pesquisadores especializados na plataforma da empresa.

GPT-4.1 está a caminho

Imagem: Bleeping Computer

De acordo com uma matéria publicada pelo The Verge, o GPT-4.1 será uma evolução direta do GPT-4o, modelo conhecido por suas capacidades multimodais, ou seja, por compreender e gerar conteúdos em diferentes formatos, como texto e imagem.

Recentemente, o pesquisador Tibor Blaho revelou que a OpenAI começou a testar internamente modelos nomeados como o3, o4-mini e GPT-4.1, incluindo versões mini e nano. Esses testes estão sendo realizados através da API oficial da OpenAI, o que reforça a credibilidade da informação e aponta para um lançamento iminente.

Não é o GPT-4.5

Apesar da nomenclatura, o GPT-4.1 não deve ser confundido com o suposto GPT-4.5. Enquanto o 4.5 teria foco em criatividade e melhoria na qualidade das respostas, o 4.1 parece ser uma evolução mais técnica do 4o, voltada para performance e recursos multimodais otimizados.

Durante uma apresentação chamada “Pré-treinamento GPT-4.5”, o CEO da OpenAI, Sam Altman, mencionou a ideia de reconstruir o GPT-4 do zero, com uma equipe enxuta e utilizando novos dados e sistemas de treinamento. Apesar de Altman não ter mencionado diretamente o GPT-4.1, muitos acreditam que ele estava se referindo a esse novo modelo.

GPT-5? Ainda não

Para quem aguarda ansiosamente o GPT-5, a notícia pode parecer uma decepção. No entanto, tudo indica que a OpenAI está priorizando lançamentos intermediários e otimizados, como o o4-mini-high, o GPT-4.1 e suas variantes.

A estratégia parece focar na entrega contínua de melhorias em curto prazo, em vez de grandes saltos de versão. Assim, desenvolvedores e empresas que utilizam os serviços da OpenAI poderão experimentar avanços consistentes na performance dos modelos atuais antes da chegada de uma nova geração completa.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile