OpenBSD 6.5 lançado com o RETGUARD e OpenRSYNC

O OpenBSD 6.5 acaba de ser lançado, cerca de uma semana antes do previsto. Para quem não conhece, este sistema operacional BSD é voltado para a segurança. O OpenBSD 6.5 está trazendo vários novos recursos importantes, incluindo RETGUARD como seu novo protetor e OpenRSYNC como uma substituição em progresso licenciada pelo ISC para o rsync.

Novos recursos

A nova funcionalidade RETGUARD do OpenBSD 6.5 tem como objetivo ser um melhor protetor de pilha em x86_64 e AArch64 com instrumentação de cada retorno de função com melhores propriedades de segurança do que seu protetor de pilha tradicional.

O OpenRSYNC, enquanto isso, é o novo utilitário de substituição de rsync licenciado pelo ISC/BSD do projeto. O OpenRSYNC ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento, mas mais detalhes podem ser encontrados em OpenRSYNC.org.

O OpenBSD 6.5 também traz o compilador Clang para sua compilação MIPS64, o vinculador padrão foi alterado do vinculador BFD da Binutil para LLD para x86_64 / x86, várias melhorias de destino Octeon, há um novo driver USB Audio Class 2.0 e uma grande variedade de outras melhorias.

Mais detalhes sobre o OpenBSD 6.5 no OpenBSD.org.

OS108 baseado no Sistema Operacional NetBSD

Durante a última década, houve conversas em algumas ocasiões sobre o fato de o NetBSD ser uma plataforma de desktop ou de oferecer várias melhorias na usabilidade de desktops para facilitar o uso desse BSD como um sistema operacional de desktop. Em 2019 ainda não há uma ótima experiência de desktop para o NetBSD. Porém, o novo “OS108” está buscando melhorar isso com um sistema operacional NetBSD emparelhado com o ambiente de desktop MATE.
Então, acaba de ser lançado o OS108, um derivado do NetBSD.

Os objetivos do OS108 incluem:

  • o fornecimento de um sistema operacional de código aberto orientado a desktop;
  • adoção das melhores licenças para fomentar a inovação;
  • licença ISC (licença permissiva semelhante a licenças BSD e MIT simplificadas) para novos desenvolvimentos;
  • Focado em segurança, proteção e privacidade.

O nome é estranho mas explicável.  1 e 0 são bits binários. E o 8 bits forma um byte. Além disso,  também representa a distância da Terra ao Sol, ou seja, cerca de 108 vezes o diâmetro do Sol. Daí o nome.

Então, quem quiser saber mais pode fazê-lo a partir os108.org e seu Telegram .

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile