OpenBSD 7.3 lançado com gráficos AMD RDNA3 e criptografia de disco guiada

Veja as novidades desta distribuição.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

Theo de Raadt lançou o OpenBSD 7.3 como o 54º lançamento deste projeto de sistema operacional BSD. OpenBSD 7.3 lançado com gráficos AMD RDNA3 e criptografia de disco guiada

O OpenBSD 7.3 tem toneladas de melhorias, desde novo suporte de hardware até novas inovações de kernel e melhorias de segurança para várias outras atualizações. O OpenBSD 7.3 também é notável por finalmente adicionar criptografia de disco guiada ao seu instalador .

OpenBSD 7.3 lançado com gráficos AMD RDNA3 e criptografia de disco guiada. Os destaques do OpenBSD 7.3 incluem:

  • Novos recursos do kernel incluem waiid, pinsyscall, getthrname, setthrname e outras novas interfaces.
  • Várias melhorias/otimizações de SMP.
  • O suporte a drivers gráficos/display do kernel Direct Rendering Manager (DRM) do OpenBSD foi atualizado em relação ao estado do kernel Linux 6.1 e, ao fazê-lo, o driver AMDGPU agora suporta gráficos RDNA3 mais recentes, bem como os gráficos integrados da série Ryzen 7000 e os mais novos Mendocino/Dragon Range hardware também.
  • Suporte para vários novos Arm SoCs, como o Rockchip RK3566 / RK3568, melhorando os drivers existentes, como melhor suporte para Apple M1.
  • Suporte inicial no instalador para criptografia de disco guiada em imagens do instalador AMD64, i386, RISCV64 e SPARC64.
  • Várias melhorias de segurança da CPU, como mitigação Spectre-BHB para ARM64 e habilitação do recurso ARM64 Data Independent Timing.

Downloads e uma lista completa das centenas de mudanças que compõem o OpenBSD 7.3 podem ser encontrados através do anúncio oficial de lançamento em OpenBSD.org. .

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.