OpenMandriva Lx 4.2 promete suporte total para dispositivos ARM64 como Raspberry Pi e Pinebook Pro

OpenMandriva Lx 4.2 promete suporte total para dispositivos ARM64 como Raspberry Pi e Pinebook Pro

A comunidade OpenMandriva anunciou a disponibilidade para teste público do Release Candidate (RC) da próxima distribuição OpenMandriva Lx 4.2, prevista para o início de 2021. OpenMandriva Lx 4.2 “Argon” entrou desenvolvido há cerca de cinco meses, e, como um ciclo de lançamento completo leva cerca de meio ano, o lançamento final deve ser lançado em breve.

Na verdade, a equipe OpenMandriva promete um lançamento final logo no início de 2021. No entanto, por enquanto eles lançam o Release Candidate para uma última rodada de testes. Sim, não houve lançamento Beta publicado durante este ciclo, pois descobriu-se que sua qualidade estava mais próxima ao Release Candidate do que o Beta durante um teste interno intensivo.

OpenMandriva Lx 4.2 promete suporte total para dispositivos ARM64 como Raspberry Pi e Pinebook Pro

Em comparação com o marco Alpha, o Release Candidate atualiza:

Além disso, o OpenMandriva Lx 4.2 agora possui o melhor e mais recente série de kernel Linux 5.10 LTS. O Release Candidate é fornecido com kernel Linux 5.10.3 por padrão com suporte Zstandard, bem como:

A mudança mais importante

Porém, além das atualizações de software, a maior mudança no próximo lançamento do OpenMandriva Lx 4.2 é o suporte total para dispositivos ARM64 (AArch64) como o Raspberry Pi e o PineBook Pro. As imagens de instalação já estão disponíveis para Raspberry Pi 3 Modelo B +, Raspberry Pi 4 Modelo B e PineBook Pro aqui.

No entanto, a melhor notícia para os fãs de ARM64 é que as imagens de instalação também existem para SynQuacer, CuBox Pulse. Da mesma forma, outros dispositivos genéricos compatíveis com UEFI, como a maioria das placas de servidor AArch64, e até mesmo para o telefone PinePhone Linux da PINE64.

Como mencionado antes, OpenMandriva Lx 4.2 “Argon” deve ser lançado no início de 2021. A data de lançamento final ainda não tem definição. Isso deve ocorrer até o final de janeiro, se nenhum bug importante for descoberto. Por enquanto, você pode baixar e testar o Release Candidate. Porém, lembre-se de que esta ainda é uma versão de pré-lançamento e NÃO o produto final. Portanto, não a use em uma máquina de produção.

9to5 Linux

Sair da versão mobile