in

OpenMandriva, MX Linux e outras distros lançam novas versões

OpenMandriva, MX Linux e outras distros lançam novas versões

Neste post, veremos um resumo das principais atualizações implementadas em distros como Linux. Portanto, saiba aqui que OpenMandriva, MX Linux e outras distros lançam novas versões.

MX Linux

OpenMandriva, MX Linux e outras distros lançam novas versões

Uma nova versão do sistema operacional antiX MX baseado em Debian foi lançada com base nos mais recentes repositórios Debian Stable. Ela está repleta de atualizações recentes, segurança urgente e correções de bugs.

Baseado no Debian GNU/Linux 9.7 “Stretch, o antiX MX 18.1 atualiza o mx-installer, que é baseado no gazelle-installer. Foram corrigidos erros que causam falhas durante a instalação do bootloader do GRUB, adiciona suporte no mx-repo-manager list, com ainda mais espelhos de repositório e melhora o MX-PackageInstaller e o MX-Conky.

Outra área importante aprimorada no antiX MX 18.1 é a imagem USB do antiX, que agora apresenta persistência de até 20 GB de espaço em disco, bem como recursos de inicialização UEFI muito melhores, especialmente quando executados em sistemas UEFI de 64 bits. Os desenvolvedores também consideram a possibilidade de criar um USB live do antiX com “recursos completos” para sistemas UEFI de 32 bits.

Componentes atualizados, manuais e traduções aprimorados

Como esperado, o antiX MX 18.1 vem com componentes atualizados dos repositórios do Debian GNU/Linux 9.7 “Stretch”, incluindo o navegador Mozilla Firefox 65.0 e o VLC 3.0.6 media player. Também foi aprimorado o manual do antiX MX, que agora contém seções e capturas de tela revisadas, e as traduções para muitos aplicativos mx.

O antiX MX 18.1 está disponível para download como imagens ISO de 64 e 32 bits.  No entanto, eles são destinados apenas a novas instalações, pois os usuários existentes não precisam fazer download e reinstalar para manter seus sistemas atualizados. Todas as correções de erros e adições podem ser instaladas através dos repositórios da distribuição.

Leia o restante do anúncio de lançamento para mais detalhes.

Baixar MX 64 bits

Baixar MX Linux 32 bits

OpenMandriva

OpenMandriva, MX Linux e outras distros lançam novas versões

O projeto OpenMandriva finalmente foi lançado em 2019 com a versão beta do seu próximo e esperado sistema operacional OpenMandriva Lx 4.0.

Em poucos meses, o lançamento do OpenMandriva Lx 4.0 Beta estará pronto para testes públicos, com muitos pacotes atualizados e inúmeras melhorias.

A imagem do Live ISO foi atualizada um pouco e agora apresenta novas entradas para idioma e preferência de teclado no menu de inicialização e no jogo de cartas do KPatience.

Também adicionado na imagem Live ISO está o utilitário KBackup como substituto do draksnapshot para ajudar os usuários a criar diretórios ou arquivos, o gerenciador de pacotes Dnfdragora GUI como substituto do rpmdrake, o applet Plasma Software Updates para aplicar atualizações packag usando o PackageKit e a ferramenta KUser para gerenciar usuários e grupos como um substituto para userdrake.

Entre os principais componentes incluídos no OpenMandriva Lx 4.0 Beta, podemos mencionar o ambiente de desktop KDE Plasma 5.15 Beta, que é acompanhado pelos conjuntos de software KDE Frameworks 5.54.0 e KDE Applications 18.12.1, bem como pela estrutura de aplicativos Qt 5.12. Aplicativos atualizados incluem o recém lançado pacote de escritório LibreOffice 6.2 , Mozilla Firefox 65, digiKam 6.0 e Krita 4.1.7.101.

Powered by Linux kernel 4.20, o mais recente instalador do Calamares

Da mesma forma, o OpenMandriva Lx 4.0 Beta é alimentado pelo kernel mais recente do Linux 4.20.4 e instalador Calamares, que facilita a criação de partições de swap, remoção automática de idiomas não utilizados e melhor registro após a instalação, bem como melhor detecção de instalações de máquinas virtuais (por exemplo, VirtualBox).

A pilha de gráficos é alimentada pela mais recente biblioteca de gráficos do Mesa 18.3.3 e pelo servidor de exibição X.Org Server 1.20.3, o sistema init padrão é ativado pelo systemd 240 e o compilador de sistema padrão é o LLVM/clang 7.0.0. Você pode fazer o download do OpenMandriva Lx 4.0 Beta agora mesmo. 

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento da distribuição e nas notas de lançamento.

Baixar OpenMandriva

Kodachi

Kodachi - Distribuição para amantes de privacidade

O rápido desenvolvimento do Linux Kodachi continua com o lançamento da versão 6.0. Esta é a mais recente versão estável da distribuição baseada em Xubuntu. O foco é a privacidade e anonimato na internet através de várias ferramentas especializadas. Entre elas, o Tor e Virtual Private Networks (VPN).

Veja este changelog longo para mais informações e notas.

Baixar Kodachi Linux

Refracta

OpenMandriva, MX Linux e outras distros lançam novas versões

Foi lançada a versão 9.0 do Refracta, uma distribuição Linux de desktop baseada na distribuição Devuan livre de systemd e com um desktop Xfce 4.12. A nova versão vem com várias melhorias, incluindo a capacidade de criar uma imagem ISO a partir de um sistema Refracta instalado.

Mais informações em refracta.orgConsulte o anúncio de lançamento e as notas da versão para obter mais Informações.

Baixar Refracta

Redcore Linux

Redcore Linux desktop

O Redcore Linux é uma distribuição voltada para desktop baseada no Gentoo. O último lançamento da Redcore, versão 1812, vem com as edições KDE Plasma e LXQt, assim como muitas atualizações de pacotes e alguns novos recursos.

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento e no changelog de lançamento alpha.

Baixar Redcore

IPFire

IPFire Linux Firewall obtém suporte para Wi-fi 802.11ac

O projeto IPFire cria uma distribuição Linux para firewalls que oferece uma variedade de ferramentas de segurança e foi projetada para ser fácil de configurar. O projeto publicou uma atualização, IPFire 2.21 Core Update 127, que melhora a velocidade do proxy da web e remove alguns recursos antigos para aumentar a segurança. O anúncio de lançamento da distribuição oferece mais detalhes.

Baixar IPFire[/button

Fatdog64

OpenMandriva, MX Linux e outras distros lançam novas versões

A equipe do Fatdog64 Linux anunciou um novo snapshot de desenvolvimento da distribuição de desktop leve do projeto. O novo candidato a lançamento mostra os recursos que chegam ao Fatdog64 Linux 800 e oferece correções para o utilitário de atualização e muitas atualizações de pacotes.

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento.

Baixar Fatdog

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE Plasma 5.16 começa a ser trabalhado

KDE Plasma 5.16 começa a ser trabalhado

Fedora 31 planeja usar Python 3.8

Fedora 31 planeja usar Python 3.8