OpenOffice ainda tem 1,5 milhões de downloads por mês, apesar de descontinuado

Por Leonardo Santana 2 minutos de leitura
Imagem: OpenOffice.

O LibreOffice nasceu em 2011 e a maioria dos membros da comunidade começou a trabalhar no LibreOffice em vez do OpenOffice. A comunidade temia que a Oracle encerrasse o projeto devido ao seu passado sombrio contra o software de código aberto e não queria participar de um projeto sob seu controle.

A versão mais recente disponível do OpenOffice agora é 4.1.8, que foi lançada este mês (um lançamento de correção de bugs sem novos recursos). O OpenOffice não recebeu nenhuma atualização importante desde 2014; então, isso deve dar uma ideia de como o desenvolvimento do projeto é lento.

OpenOffice ainda tem milhões de downloads

Apesar de tudo, a Apache Foundation está se gabando dos 300 milhões de downloads que obtiveram desde que receberam a propriedade do projeto em 2011.

O LibreOffice nasceu em 2011 e a maioria dos membros da comunidade começou a trabalhar no LibreOffice em vez do OpenOffice. Imagem: OpenOffice.

Apesar de ser um software sem manutenção que não obteve nenhum recurso de qualidade semelhante ao que seu rival LibreOffice recebeu durante o período de 10 anos, o OpenOffice ainda está sendo baixado mais de 1,5 milhão de vezes por mês!

Por que alguém baixaria e usaria o OpenOffice em vez do LibreOffice? Simplesmente não faz nenhum sentido e permanece um mistério a ser resolvido.

Explorando as estatísticas de download mais profundamente, o OpenOffice recebeu mais de 20 milhões de downloads este ano até agora. Os locais de download são distribuídos de forma justa em todo o mundo. Além disso, a maioria desses downloads vinha de máquinas com Windows.

A única razão possível para esse grande número de downloads é que as pessoas simplesmente não sabem sobre o LibreOffice. Talvez seja necessário mais marketing para o LibreOffice para espalhar a palavra de que o OpenOffice está morto e que seu único sucessor real é o LibreOffice.

FOSS Post

LibreOffice 7.1 Beta lançado com verificação ortográfica, localização e substituição mais rápidas

LibreOffice 7.0.3 lançado com mais de 90 correções

Lançado LibreOffice 6.4.7 como o último da série

Share This Article
Sair da versão mobile