in

Lançado OpenShot 2.5 Video Editor

Ele traz compatibilidade com aceleração de hardware, SVG e Blender

OpenShot 2.5 Video Editor traz compatibilidade com aceleração de hardware, SVG e Blender

Foi lançada neste final de semana a mais nova versão do editor de vídeos OpenShot 2.5. Este é considerado o maior lançamento do editor de vídeo não linear até agora para esta solução de código aberto de plataforma cruzada, ou seja, está disponível para Linux e Windows, por exemplo. Esta nova versão possui aceleração de hardware e também muitas melhorias na edição de vídeos. Assim, o OpenShot 2.5 Video Editor traz compatibilidade com aceleração de hardware, SVG e Blender a partir da versão 2.8.

Primeiro, o OpenShot 2.5 finalmente suporta a codificação e decodificação de vídeo acelerada por hardware. Em vez de se limitar às opções baseadas na CPU, o OpenShot 2.5 agora suporta os tipos VA-API e NVENC e NVDEC para codificações e decodificações baseadas em GPU que devem ser 30 a 40% mais rápidas.

OpenShot 2.5 Video Editor traz compatibilidade com aceleração de hardware, SVG e Blender

OpenShot 2.5 Video Editor traz compatibilidade com aceleração de hardware, SVG e Blender

O OpenShot 2.5 também

  • melhora o desempenho no manuseio de quadros-chave;
  • possui suporte de importação e exportação para Adobe Premiere e Final Cut Pro;
  • integração com o Blender 2.8+ para oferecer suporte ao formato .blend;
  • compatibilidade SVG;
  • aprimoramentos de exportação e muito mais.

Portanto, aqueles que desejam atualizar esse grande editor de vídeo do OpenShot 2.5 podem fazê-lo através do OpenShot.org.

OpenShot 2.5 Video Editor traz compatibilidade com aceleração de hardware, SVG e Blender

Talvez uma das mudanças mais empolgantes do OpenShot 2.5.0 seja nosso suporte experimental à aceleração de hardware. Você verá algumas novas opções disponíveis se você tiver um codificador/decodificador suportado. Muitas placas gráficas vêm com a capacidade de codificar e decodificar dados de vídeo sem usar a CPU. Isso pode resultar em uma enorme melhoria de desempenho em alguns sistemas, mas também depende dos formatos de entrada e saída e de muitos outros fatores. 

Por exemplo, se você estiver usando apenas arquivos de entrada MP4/H.264 e sua placa de vídeo for suportada, isso poderá ajudar o OpenShot a decodificar os dados de pixel do vídeo e, por outro lado, codificar os dados de pixel novamente em um vídeo. Isso pode aumentar o desempenho em até 30-40%, dependendo de todos os vários fatores, afirma o criador do programa, Jonathan Thomas.

Opções de aceleração de hardware no OpenShot 2.5.0

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE melhora desempenho e tem tranferências até 95% mais rápidas no Samba

KDE Frameworks 5.67 é lançado

Conheça o Fontpreview, uma ótima ferramenta de visualização de fontes para o terminal