OpenStack Ussuri já está disponível para o Ubuntu 20.04 LTS e 18.04 LTS

A plataforma de computação em nuvem OpenStack Ussuri já pode ser usada nas versões LTS do Ubuntu 20.04 e 10.04. O anúncio foi feito pela Canonical. O OpenStack Ussuri traz mais estabilidade e desempenho para nuvens públicas e privadas, além de grandes melhorias para o driver OVN (Open Virtual Networking). Por sua vez, este agora é estável e oferece uma solução SDN de código aberto totalmente funcional.

O driver OVN agora suporta abstração de rede virtual e melhor segregação do controle do plano de dados. Além disso, o OVN agora é um dos drivers de camada modular 2 da Neutron (ML2) na árvore.

OpenStack Ussuri já está disponível para o Ubuntu 20.04 LTS e 18.04 LTS

OpenStack Ussuri já está disponível para o Ubuntu 20.04 LTS e 18.04 LTS

O projeto Masakari, que permite executar atividades especializadas do OpenStack, também recebeu algumas melhorias. Então, ele agora permite que os tenants atendam mais facilmente suas metas de disponibilidade ao implantar workloads sem usar tecnologias complexas como Corosync ou Pacemaker.

Além disso, o OpenStack Ussuri adiciona suporte para clusters Ceph independentes por meio de um gateway iSCSI. Isso permite exportar imagens RBD (Ceph RADOS Block Device) como discos SCSI. Isso significa que os clusters VMware agora poderão consumir recursos de armazenamento em bloco fornecidos pela Charmed Ceph.

O MySQL InnoDB Cluster 8.0 agora é o novo backend de banco de dados padrão do Charmed OpenStack. Ele fornece recuperação mais fácil de falhas no banco de dados, sincronização de dados e melhor estabilidade da nuvem.

O OpenStack Ussuri também fornece atualizações do Charmed OpenStack mais fáceis e rápidas ao implantar e operar a nuvem paralelizando as atualizações do sistema operacional Ubuntu subjacente.

O OpenStack Ussuri no Ubuntu 20.04 LTS traz cinco anos de suporte comercial e dez anos de atualizações de segurança, disse Tytus Kurek, gerente de produto da Canonical. A Canonical tem o prazer de continuar contribuindo com o OpenStack e apoiando os clientes corporativos em parceria com os principais integradores de sistemas globais.

Mais recursos

Os recursos do OpenStack Ussuri incluem novos drivers de back-end, suporte para colocações de dados de imagem e de várias lojas da Glance, além da capacidade de definir os tamanhos mínimo e máximo para os tipos de volume para o Charm Cinder.

O charm Glance recebeu um novo plug-in para descompactar imagens ao importá-las, aprimoramentos no suporte a várias lojas e um driver S3. O charm Neutron agora suporta grupos de segurança sem estado e RBAC (controle de acesso baseado em função) para address scopes e pools.

Além disso, o charm Nova agora oferece suporte cold migration e a capacidade de redimensionar o servidor entre células no Nova, pré-cache de imagens Glance para hosts de computação Nova, bem como migração aprimorada de instâncias em ambientes com largura de banda limitada.

Por fim, o charm Keystone foi atualizado para oferecer aos usuários uma melhor experiência ao usar métodos de autenticação federada, a capacidade de criar usuários federados e uma nova opção “imutável” para a função de administrador ao inicializar o Keystone.

Como obter o OpenStack Ussuri que já está disponível para o Ubuntu 20.04 LTS e 18.04 LTS

Os usuários do Ubuntu 20.04 LTS e Ubuntu 18.04 LTS agora podem instalar o OpenStack Ussuri a partir dos principais repositórios de software.

Mais detalhes sobre o OpenStack e como implantá-lo estão disponíveis aqui.

Do mesmo modo, a Canonical disse que fornecerá suporte comercial completo ao OpenStack Ussuri em sua distribuição Charmed OpenStack com o lançamento do OpenStack Charms 20.05 em 20 de maio de 2020.

Artigos recentes

Artigos relacionados