openSUSE Aeon e openSUSE Kalpa anunciados para MicroOS Desktop Spins

Confira detalhes sobre as mais novas versões do openSUSE.

O projeto openSUSE anunciou que o MicroOS Desktop GNOME foi renomeado para openSUSE Aeon e o MicroOS Desktop Plasma agora é conhecido como openSUSE Kalpa.O projeto openSUSE Micro OS é uma abordagem de sistema operacional imutável baseada em contêiner que depende de atualizações transacionais/atômicas enquanto ainda é uma plataforma de lançamento contínuo. openSUSE Aeon e openSUSE Kalpa anunciados para MicroOS Desktop Spins.

Como visto na apresentação de Richard Brown na conferência openSUSE 2023 Por que você deve executar o MicroOS Desktop, temos o prazer de anunciar uma mudança de nome para o MicroOS Desktop GNOME e o MicroOS Desktop Plasma.

MicroOS Desktop GNOME agora é: openSUSE Aeon

MicroOS Desktop Plasma agora é: openSUSE Kalpa

openSUSE Aeon e openSUSE Kalpa anunciados para MicroOS Desktop Spins

Devido ao “namespace do produto microOS ficar muito lotado”, foi tomada a decisão de renomear o MicroOS Desktop GNOME para openSUSE Aeon e o MicroOS Desktop Plasma para openSUSE Kalpa. Além disso, eles discutem com a mudança de nome, pois os novos nomes são mais curtos que os anteriores.

O que isso significa para os usuários?

Bem, por enquanto? Nada. Seus desktops continuarão a funcionar exatamente como antes. No momento, nem Richard nem eu acreditamos que haverá qualquer requisito para reinstalar ou fazer alterações especiais em suas instalações atuais. A mídia de download permanecerá a mesma por enquanto e você ainda receberá suas atualizações conforme o esperado. As alterações de marca devem ser entregues automaticamente durante as atualizações regulares, à medida que fazemos as coisas.

O que isso significa para o MicroOS Desktop como um produto?

Um dos desafios com os quais tenho lutado pessoalmente é a disparidade atual nos recursos de desenvolvimento entre as pessoas que usam e trabalham no mOSD GNOME e no mOSD Plasma e, ao “dividir” o produto, isso significa que, embora Aeon e Kalpa continuem a operar da mesma base e das mesmas seleções de pacotes, não estamos mais presos um ao outro. O ritmo de desenvolvimento mais lento do Kalpa é dissociado do Aeon, muito mais próximo do lançamento. Isso tira a pressão de nossos recursos de desenvolvimento limitados no lado do Plasma e permite que o produto GNOME prossiga de RC para Release.

Além disso, isso também significará menos ruído, em última análise, para os desenvolvedores do MicroOS Server, lidando com o suporte a desktop e, inversamente, significa o mesmo para os desenvolvedores Aeon e Kalpa, não tendo que lidar com a confusão do suporte ao produto do servidor. Conclusão

Em resumo, muito pouco está mudando atualmente, em qualquer um dos produtos e, por enquanto, a transição de “MicroOS Desktop” para “Aeon/Kalpa” deve ser perfeita para nossos usuários. Eu sugiro dar uma olhada na apresentação de Richard (link no topo da postagem), para ver algumas das coisas que Ele planejou para Aeon, e continue assistindo este blog para anúncios.

Mais detalhes sobre as mudanças de nome nas notícias do openSUSE.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile