openSUSE anuncia o openSUSE Leap 16 no próximo ano com base em ALP

Quais as principais distribuições Linux de todos os tempos?
openSUSE Leap deve lançar versão 15.6 para fornecer mais tempo para ALP

A equipe da distribuição openSUSE anuncia o openSUSE Leap 16 no próximo ano com base em ALP. Não deveria ser uma surpresa, mas o openSUSE reafirmou que o openSUSE Leap 16 sucederá a atual série Leap 15. O OpenSUSE Leap 16 será baseado na base de código Adaptable Linux Platform (ALP) da SUSE.

O OpenSUSE anunciou que um “curso claro está definido” para o openSUSE Leap com o openSUSE Leap 16 para suceder o Leap 15.6:

“Baseado na nova base de código Adaptable Linux Platform (ALP) da SUSE, o openSUSE Leap 16 combinará os benefícios de uma distribuição avançada de servidores corporativos e manutenção e segurança fáceis de usar, que são uma marca registrada da série Leap.

O Leap 16 tem como objetivo encontrar um equilíbrio entre um sistema operacional Linux tradicional e de ponta emergente do desenvolvimento do ALP pela SUSE e de iniciativas para integrar efetivamente pacotes comunitários.

A transição para o Leap 16 não é apenas um avanço numérico, mas simboliza um caminho significativo a seguir em tecnologia e experiências do usuário. O futuro do openSUSE Leap é baseado no conceito inovador da plataforma Adaptable Linux da SUSE.”

openSUSE anuncia o openSUSE Leap 16 no próximo ano com base em ALP

A SUSE tem trabalhado na Plataforma Linux Adaptável nos últimos anos para seu sistema operacional de próxima geração. O próprio OpenSUSE Leap 15.6 foi adicionado para permitir mais tempo para preparar o ALP. O anúncio de hoje é basicamente a confirmação de que seu Leap spin baseado em ALP será chamado de Leap 16. Bastante previsível, exceto no passado, onde houve casos como o Leap 15 sucedendo ao Leap 42.3.

openSUSE anuncia o openSUSE Leap 16 no próximo ano com base em ALP

A página atual do roteiro do openSUSE tem o Leap 15.6 com lançamento previsto para junho. Estima-se que o lançamento do openSUSE Leap 16.0 aconteça em 2025. Portanto, enfrentaremos o Red Hat Enterprise Linux 10 no próximo ano, se tudo correr bem.