in

OpenSUSE lança último release candidate da versão 15.2

Estreia deve acontecer na terça-feira, dia 2 de junho.

OpenSUSE lança último release candidate da versão 15.2

A distribuição openSUSE acaba de anunciar o mais recente e talvez o último release candidate da versão 15.2 que deve estrear já na semana que vem, mais precisamente dia 2 de junho, terça-feira. O anúncio desta versão openSUSE, build 665.2, foi feita pelo desenvolvedor Douglas DeMaio.

A comunidade openSUSE, os colaboradores e os engenheiros de lançamento do projeto entraram na fase de release candidate hoje, depois que o instantâneo Build 665.2 foi lançado para a próxima versão do openSUSE Leap 15.2. O candidato à liberação sinaliza o congelamento do pacote para o software que entrará na distribuição.

OpenSUSE lança último release candidate da versão 15.2. Veja as novidades

OpenSUSE lança último release candidate da versão 15.2

Entre alguns dos pacotes que são esperados no lançamento estão a versão de suporte de longo prazo do KDE Plasma 5.18, além de ambientes desktop GNOME 3.34 e Xfce 4.14. Da mesma forma, há um novo pacote para inteligência artificial e ciência de dados a ser lançado.

A versão também conterá o compositor Wayway lado a lado com Sway, que é um substituto para o gerenciador de janelas i3 do X11. O gerenciador de pacotes dnf foi baseado na versão 4.2.19, que traz muitas correções e melhorias. Além disso, agora está incluída uma implementação leve do DNF em C chamada “Micro DNF“.

O Pagure, que fornece uma solução fácil, personalizável e leve para configurar seu próprio servidor de repositório Git com todos os recursos, foi atualizado para a versão “5.10.0”. Uma lista de alguns dos pacotes do Leap “15.2” pode ser encontrada no openSUSE Wiki.

O Leap 15.2 usará o kernel Linux 5.3.18. Esta é uma atualização do Kernel Linux 4.12, que estava no Leap 15.1. O kernel no Leap é o mesmo kernel usado no SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 2. Esta versão do kernel é mantida pelo SUSE.

Este kernel Linux 5.3 apresenta suporte para GPUs AMD Navi e novos endereços IPv4. As melhorias no código RISC-V são feitas com este kernel atualizado e é compatível com o Intel Speed Select usado nos servidores Intel Xeon.

Consulte o anúncio e as notas sobre o lançamento para obter detalhes adicionais. Este instantâneo de desenvolvimento está disponível (lista de espelhos) na forma de um DVD de instalação e imagem NET.

Links para download:

openSUSE-Leap-15.2-DVD-x86_64-Build665.2- Media.iso (4,077MB, SHA256),

openSUSE-Leap-15.2-NET-x86_64-Build665.2-Media.iso (138MB, SHA256).

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Criador da foto que trava telefones Android diz que não foi intencional

Protestos nos EUA fazem Google adiar anúncio do Android 11 Beta

Nitrux 1.2.9 está disponível para download

Nitrux 1.2.9 está disponível para download