in

openSUSE Leap 15.2 será lançado em julho

Veja as novidades anunciadas.

A SUSE é uma empresa de código aberto que patrocina o projeto openSUSE, suportado pela comunidade. Assim, são eles que mantêm e desenvolvem a distribuição popular openSUSE Linux, em duas versões já bastante conhecidas: Tumbleweed e Leap. A próxima versão estável do openSUSE Leap 15.2 terá como base o SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 2 e será lançado em julho, já no começo do próximo mês.

O openSUSE Tumbleweed é uma distribuição contínua de lançamentos que tem uma vida útil para sempre, ou seja, ela é rolling release. Enquanto isso, o Leap tem uma vida útil fixa, seguindo um modelo de lançamento regular.

Data de lançamento e ciclo de vida do openSUSE Leap 15.2

O openSUSE Leap 15.2 está atualmente na fase beta. E já há uma calendário específico que conta a partir de hoje. Até o começo do próximo mês, esta versão deve estar disponível.

  • 23 de junho de 2020: Pacote final e tradução para envio
  • 25 de junho de 2020: Gold Master for public
  • 2 de julho de 2020: versão de disponibilidade geral

A versão estável final para o público deve chegar em 2 de julho. Com a v15.2, o atual Leap 15.1 alcançará sua EOL (Fim da Vida) até o final de novembro de 2020. Os próximos 15.2 serão os sucessores da v15.1 com um ciclo de vida de manutenção de 18 meses.

openSUSE Leap 15.2: novos recursos

Kernel Linux

Começando com o componente mais importante de qualquer distribuição Linux, o Leap 15.2 apresenta o novo Linux 5.3.18 estável, substituindo o kernel anterior 4.12. Posteriormente, ele trará vários novos recursos, como endereços IPv4, suporte para a placa gráfica AMD Navi e compatibilidade com a tecnologia Intel Speed ??Select.

Ambientes de área de trabalho e Gerenciador do Windows

Como de costume, o Leap 15.2 permite escolher vários ambientes de desktop, como KDE, GNOME e Xfce. A versão mais recente fornece o Xfce 4.14 que substitui o Xfce 4.12 e move todos os principais componentes e aplicativos para o kit de ferramentas GTK 3.

Bem-vindo ao openSUSE Leap 15.2 Xfce

Para o KDE e o GNOME, ele continua com o Plasma 5.18 LTS e o GNOME 3.34 ‘Thessaloniki’, juntamente com todas as suas ferramentas e aplicativos.

openSUSE Leap 15.2 KDE YaST

Falando em gerenciadores de janelas, o Leap 15.2 agora contém o compositor Wayway lado a lado com Sway 1.4, que substitui o gerenciador de janelas i3. Agora você pode organizar a janela do aplicativo usando o Sway.

Compositor oscilante Leap 15.2

Atualização de versão de aplicativos

O Leap atualizou todos os aplicativos principais para suas versões mais recentes. Isso inclui o Mozilla Thunderbird 68.5.0, que oferece suporte à autenticação OAuth 2.0 para contas POP3 e extensão de serviço de IMAP/SMTP de identidade do cliente.

A lista de softwares inclui o mais recente pacote de escritório do LibreOffice 6.4, que traz novas melhorias para seus diversos aplicativos, e a atualização do navegador Chromium, que fornece os mais recentes recursos HTML5 e CSS3, como arquitetura multiprocessos, temas, extensões e modo de navegação anônima.

LibreOffice 6.4 No GNOME Leap 15.2
Aqui estão alguns outros softwares com sua nova versão:
  • VLC 3.0.7
  • Firefox ESR 68.5.0
  • GNU Health 3.6.4
  • OnionShare 2.2
  • Syncthing 1.3.4
Sincronizando 1.3.4 No KDE Leap 15.2

Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

Para capacitar pesquisadores, cientistas de dados e estudantes, o Leap 15.2 incluiu vários pacotes de Inteligência Artificial. Por exemplo, estrutura TensorFlow para aprendizado profundo, biblioteca PyTorch ML para visão computacional e processamento de linguagem natural e formato ONNX para modelos de IA.

Systemd Init System

O Leap 15.2 contém a mesma versão systemd 234 com novos recursos adicionais. Por exemplo, suporte para criação de usuários dinamicamente durante a vida útil do serviço, suporte à hierarquia cgroup unificada, controlador io io cgroup no suporte à hierarquia unificada e novo comando “systemctl revert“.

Instalador openSUSE aprimorado

Para facilitar ainda mais o processo de instalação, o Leap 15.2 adicionou novas melhorias ao instalador. Ele inclui uma caixa de diálogo mais amigável para selecionar a função do sistema, informações aprimoradas sobre o progresso da instalação e melhor compatibilidade com idiomas da direita para a esquerda, como o árabe.

Visão geral da instalação do openSUSE Leap 15.2

 

Além disso, o instalador agora também oferece melhor gerenciamento de dispositivos de armazenamento para o Raspberry Pi e detecção mais precisa de partições do MS Windows criptografadas com o BitLocker.

Outro aprimoramento no Leap 15.2

  • Coleção GNU Compiler 9
  • Uso do Network Manager por padrão para laptops e desktops
  • PHP 7.4.6
  • Sistema de impressão modular CUPS 2.2.7
  • Gerenciador de pacotes DNF 4.2.19
  • Micro DNF incluído
  • Página 5.10.0
  • Script mais fácil usando a ferramenta Snapper
  • Melhor compatibilidade com WSL2
  • Nova interface do usuário em modo de texto para gerenciar o Firewalld
  • Configuração do sistema dividida entre os diretórios /usr/etc e  /etc

Para detalhes completos, você pode ler a página oficial do recurso 15.2.