openSUSE Tumbleweed Dá Grande Exemplo com x86-64-v3 HWCAPS

Esta é mais uma novidade que está chegando ao openSUSE.

O openSUSE Tumbleweed recentemente começou a lançar pacotes opcionais otimizados para x86-64-v3 para aqueles em sistemas Intel Haswell ou mais recentes e que desejam extrair o máximo desempenho de seu hardware. A seleção de pacotes x86-64-v3 construídos pelo openSUSE Tumbleweed é atualmente bastante limitada, mas esperamos que esta grande distribuição Linux que se junte à festa HWCAPS leve outras distribuições Linux a seguir o exemplo.

Quando o pacote patterns-glibc-hwcaps-x86_64_v3 é instalado em sistemas suportados, pacotes com um postfix “x86-64-v3” serão instalados automaticamente quando disponível. Os pacotes x86-64-v3 estão fazendo uso da funcionalidade HWCAPS da Glibc.

No momento, embora o intervalo de pacotes x86-64-v3 é bastante limitado com apenas versões otimizadas da biblioteca JPEG-XL, biblioteca libpng, libxml2 e, em seguida, Python 3.11.

openSUSE Tumbleweed dá grande exemplo com x86-64-v3 HWCAPS

A compilação x3-11-v86 otimizada para Python 64.3 é sem dúvida a mais interessante do que o openSUSE Tumbleweed está enviando atualmente para esta implementação do HWCAPS. Mas agora que esta infraestrutura openSUSE Tumblewed está configurada em torno de x86-64-v3 HWCAPS. Então, deveremos ter pacotes mais otimizados para software sensível ao desempenho.

Como isso está fazendo uso da funcionalidade HWCAPS, espero que, no devido tempo, o openSUSE também considere pacotes x86-64-v4 para pacotes selecionados em hardware capaz. Com o x86-64-v4 vem o AVX-512 e isso pode ser especialmente benéfico para alguns softwares científicos e de HPC, entre outros casos que mostramos ao longo do tempo, como uma análise JSON ainda muito mais rápida.

AMD Zen 4

Agora, com o AMD Zen 4 tendo o AVX-512 em toda a sua pilha de produtos, é ainda mais interessante e, esperançosamente, levará a possíveis pacotes HWCAPS x86-64-v4 em um futuro não muito distante. A desvantagem se resume ao controle de qualidade adicional, ao tempo de empacotamento gasto decidindo o que vale a pena otimizar e, em seguida, ao óbvio aumento dos requisitos de armazenamento de espelhamento de arquivamento de pacotes.

Parabéns ao openSUSE/SUSE por iniciar esta expedição HWCAPS x86-64-v3 e esperamos que ele veja rapidamente pacotes mais otimizados se tornarem disponíveis para oferecer uma experiência melhor e mais eficiente nesta distribuição Linux. Idealmente, ter essa grande distribuição Linux agora fazendo uso do Glibc HWCAPS incentivará mais distribuições Linux a buscar uma abordagem semelhante para maximizar x86_64 desempenho de seus pacotes enviados.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile