Operadoras dos EUA encerram redes 3G! Será que o que aconteceu por lá, poderá ocorrer no Brasil?

O desligamento do 3G afetará diferentes dispositivos e assinantes em momentos diferentes

Jardeson Márcio
Jardeson Márcio

As redes de internet vêm evoluindo ao longo dos anos e ficando cada vez mais rápida. O 5G acaba de ser introduzido e já se fala no lançamento do 6G. Assim, as redes mais antigas cabam ficando obsoletas. Dessa forma, nos Estados Unidos, por exemplo, depois de 20 anos do funcionamento do 3G, as operadoras já começam a desativar o serviço.

Os EUA experimentaram o 3G pela primeira vez em 2002 em Duluth, Minnesota, de todos os lugares. Era um serviço somente de dados e não estava disponível em telefones celulares, apenas em placas de modem. A empresa faliu dois anos depois e, embora grandes nomes como a Verizon tenham começado a oferecer serviços em 3G, a adoção do novo padrão fracassou, e alguns analistas do setor se perguntaram se a banda larga móvel era algo que os consumidores queriam.

As coisas mudaram em 2007 com o lançamento do iPhone. A enorme popularidade do primeiro iPhone mostrou que os consumidores queriam um dispositivo sempre conectado. No ano seguinte, a Apple lançou o iPhone 3G e, posteriormente, vendeu mais de um milhão de telefones em três dias. Nesse mesmo ano, o primeiro telefone Android foi lançado com conectividade 3G. Não é exagero dizer que o 3G tornou possível a era do smartphone.

operadoras-dos-eua-encerram-redes-3g

Os primeiros smartphones devem seu sucesso ao 3G

Os telefones celulares funcionam enviando e recebendo sinais de rádio. Há apenas um número limitado de frequências de rádio disponíveis e ainda menos “boas” quando você considera requisitos como alcance, penetração e limites de potência de transmissão.

Além disso, as redes de transmissão e de telefonia celular precisam compartilhar espaço com outros provedores de serviços, como estações de rádio e TV. Isso deixa muito pouco espectro disponível para serviços celulares mais recentes, como 4G e 5G. Ao eliminar seus serviços 3G mais antigos e mais lentos, as operadoras dos EUA podem usar parte desse espectro 3G para outras coisas melhores, como tornar seus serviços 5G mais recentes mais robustos.

Desligamento do 3G

AT&T

Se você está na rede AT&T, sua rede foi encerrada em fevereiro de 2022, mas a transição não foi tranquila para todos. Algumas empresas que fornecem sistemas de alarme residencial contavam com a rede 3G da AT&T como um sistema de backup para alcançar o pessoal de emergência, e ficaram lutando para resolver as pontas soltas. Alguns clientes OnStar também foram afetados por esse desligamento.

T-Mobile (e Sprint)

A T-Mobile agendou a morte de sua rede UMTS 3G para 1º de julho de 2022. Mas essa não é a única rede 3G que a T-Mobile possui. A rede CDMA da T-Mobile (que comprou no acordo da Sprint) foi desligada em maio de 2022, embora o plano original fosse encerrar o serviço em janeiro. Por todas as contas, o desligamento aconteceu como esperado. Há até uma gravação de análise de espectro ao vivo mostrando precisamente quando foi desligado em Los Angeles, com um pico no espectro caindo lentamente ao longo de alguns minutos em segundo plano.

E embora não seja 3G, a rede Sprint LTE também será desativada em 30 de junho de 2022.

Verizon

A Verizon está em processo de encerrar suas redes 3G mais antigas, mas o processo não será concluído até 31 de dezembro de 2022. Como a Verizon desvia recursos do 3G ao longo do ano, ela diz que seus clientes que dependem do 3G devem esperar uma piora ou perda total do serviço, embora isso deva afetar menos de 1% dos clientes.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.