OPPO e Qualcomm firmam parceria para trazer rastreamento de raios para smartphones

A OPPO é uma das primeiras empresas a trazer o rastreamento de raio aberto. Esse recurso é geralmente encontrado em PCs e consoles, para aplicativos móveis. No entanto, agora, a OPPO, em parceria com a Qualcomm, deve levar esse recurso a smartphones.

Em um comunicado de imprensa compartilhado, a OPPO anunciou a parceria com a Qualcomm para trazer o rastreamento de raios baseado em hardware para o recém-anunciado chipset Snapdragon 8 Gen 2.

O rastreamento de raios é uma maneira imersiva de experimentar jogos, que normalmente requer muito poder de computação proveniente de hardware de ponta, ou seja, PCs ou consoles. Ele permite uma renderização mais precisa de efeitos ópticos, como reflexos, sombras e outras formas pelas quais a luz interage com uma cena.

Rastreamento de raios em smartphones deve chegar em breve, graças a OPPO e a Qualcomm

Os smartphones são compactos e você não encontrará hardware poderoso como a mais recente GPU NVIDIA GeForce RTX 4090. É aqui que a OPPO e a Qualcomm intervêm para fornecer gráficos de jogabilidade mais realistas, incorporando uma experiência de rastreamento de raio móvel baseada em hardware no novo Snapdragon 8 Gen 2, que provavelmente equipará muitos dos melhores telefones Android a partir do próximo ano.

A OPPO possui um novo PhysRay Engine desenvolvido internamente que promete tornar o rastreamento de raios acessível e eficiente para os desenvolvedores. A versão 2.0 funcionará em conjunto com o Snapdragon 8 Gen 2 para renderizar diferentes efeitos e texturas de rastreamento de raios com mais suavidade.

Além disso, a Qualcomm também possui Variable Rate Shading (VRS) para lidar com o processamento sem problemas, o que permite que o mecanismo PhysRay funcione de maneira ainda mais suave. Ambos trabalham para fornecer gráficos imersivos e simultaneamente prometem consumir menos energia.

A tecnologia

Para testar esse recurso, a OPPO criou o “Camp Gaurd”, uma cena de jogo de tiro FPS desenvolvida apenas para mostrar a tecnologia. A empresa afirma que o jogo funcionou sem problemas em 720p a 60fps usando um dispositivo alimentado pelo Snapdragon 8 Gen 2 em temperatura ambiente.

Além disso, a OPPO também apresentou uma demonstração ao vivo mostrando a capacidade do PhysRay Engine em suportar texturas de renderização com base física (PBR). Isso incluía sombras, superfícies reflexivas e difíceis, como água e suas ondulações.

De acordo com a empresa, ela começou a trabalhar em soluções de rastreamento de raios para dispositivos móveis em 2020, com informações coletadas de criadores, desenvolvedores de jogos e plataformas de desenvolvimento de mecanismos de jogos. A OPPO então criou o PhysRay Engine para oferecer suporte ao rastreamento de raios móveis pela primeira vez.

A OPPO lançou o PhysRay Engine 2.0 para seus desenvolvedores aproveitarem, que deve ter “recursos de rastreamento de raios, incluindo efeitos de rastreamento de raios exclusivos da OPPO, pipeline de renderização global e rastreamento de caminho completo offline”.

A empresa acredita que o rastreamento de raios em smartphones melhorará significativamente os gráficos de jogos para dispositivos móveis e que sua solução reduz o passo para os desenvolvedores de jogos recriarem efeitos mais realistas em seus jogos. A OPPO também espera que possa ser aplicada a áudio, direção autônoma e outras aplicações em um futuro próximo.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile