in

Oracle construiu um super computador Raspberry Pi

A máquina está exposta nos Estados Unidos.

Oracle construiu um super computador Raspberry Pi

O Raspberry Pi é um dispositivo versátil adaptável a todos os tipos de usos. Mas ele também pode ser um super computador? Ao que parece, sim. A Oracle construiu um super computador Raspberry Pi.

Como é o super computador que a Oracle construiu com Raspberry Pi?

Oracle construiu um super computador Raspberry Pi

A Oracle acha que sim, pois está exibindo um super computador que foi construído de 1024 Raspberry Pi, 49 suportes Pi impressos personalizados, 22 comutadores de rede, 18 fontes de alimentação USB e muita fiação.

E, apenas para constatar, o mantra “grandes coisas costumam vir em pequenos pacotes” é o chassi que abriga o cluster, o TARDIS. Para quem não conhece, estamos falando da máquina do tempo transdimensional pilotada pelo personagem principal da série de ficção científica britânica Doctor Who.

A máquina compactada em Pi está executando o Oracle Autonomous Linux e Java (naturalmente). Atualmente, ele está sendo usado para melhorar o entendimento científico render selfies no evento Oracle OpenWorld, que acontece em San Francisco, EUA, entre os dias 16 e 19 de setembro.

Bem mais poderoso do que parece

O ServeTheHome viu a máquina de perto e relatou que o super computador Raspberry Pi da Oracle é algo bem mais poderoso do que se afirma. Isto porque a tecnologia com estilo TARDIS realmente tem 1060 unidades Raspberry Pi 3 Modelo B +, e não 1024.

Oracle construiu um super computador Raspberry Pi
O super computador Raspberry Pi (foto: servethehome.com)

Há também um servidor de armazenamento Supermicro 1U Xeon rebatizado à espreita em algum lugar interno (presumivelmente em uma sala especial) para inicializar em rede todos os sistemas.

No entanto, talvez o mais decepcionante seja que, na vida real, o cluster não parece tão TARDIS-y quanto se esperava.

Amarrar mil pedaços de Raspberry Pi é a maneira mais eficiente ou econômica de construir um super computador? Provavelmente não. No entanto, fica o registro desta verdadeira façanha que não deixa de impressionar a todos.

Fonte OMG Ubuntu

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE Plasma Desktop tem novo site

KDE Plasma Desktop tem novo site

Nasa libera vários programas para download grátis

Nasa libera vários programas para download grátis