Oracle lança GraalVM 22.3 e código Java GraalVM CE vai para OpenJDK

Veja um pouco dos novos recursos que acabam de ser implementados.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O GraalVM 22.3 agora está disponível como a versão trimestral de recursos da Oracle para esta JVM/JDK Java de alto desempenho que também suporta linguagens de programação e modelos de execução adicionais. Assim, a Oracle lança GraalVM 22.3 e código Java GraalVM CE vai para OpenJDK.

O GraalVM 22.3 é seu primeiro lançamento que agora oferece compilações do JDK 19, além das versões do JDK 11,17 e 19. O GraalVM 22.3 também agora tem disponível:

  • suporte para download do GraalVM JDK de uma linha, suporte simples ao jwebserver como uma imagem nativa;
  • novas APIs de imagem nativa e outros Aprimoramentos de imagem nativa, uma variedade de atualizações do compilador Graal;
  • GraalPython como sua implementação da linguagem Python foi renomeada para GraalPy;
  • o GraalVM LLVM Runtime CE agora está disponível no Windows;
  • novos recursos da linguagem Ruby;
  • e uma variedade de outros aprimoramentos.

No JavaOne, anunciamos que o código Java do GraalVM CE se tornará parte do OpenJDK. Essa alteração será aplicada às partes CE do compilador Graal e da imagem nativa. Estamos empolgados com essa mudança e o impacto que ela terá na comunidade GraalVM e no ecossistema Java mais amplo.

Isso significa que adotaremos as mesmas metodologias e abordagem usadas pela comunidade OpenJDK: incluindo as funções de Committer e Revisor, bem como JEPs. Também alinharemos nossos modelos de lançamento, o que significa que, após a mudança anunciada, o GraalVM terá lançamentos de atualização crítica de patches a cada trimestre, lançamentos de recursos a cada seis meses e um lançamento LTS a cada dois anos.

Oracle lança GraalVM 22.3, código Java GraalVM CE indo para OpenJDK

Grabbit é o novo mascote GraalVM.

Esta versão traz compilações do JDK 19, suporte a jlink, novos recursos de monitoramento, novas APIs de imagem nativa e muito mais!

Como o último lançamento de recurso de 2022, o GraalVM Community 22.3 receberá atualizações pelos próximos 12 meses – então, se você estava pensando em atualizar sua versão do GraalVM, agora é um ótimo momento para fazê-lo!

O GraalVM 22.3 Community Edition pode ser baixado do GitHub. Mais detalhes sobre o GraalVM 22.3 também estão disponíveis no blog Medium.com.

Assista aqui ao vídeo de apresentação do novo recurso.

A Oracle também anunciou hoje que o suporte GraalVM JIT e Native Image para Java se tornará parte do OpenJDK. A Oracle está doando os componentes Java do GraalVM Community Edition para o OpenJDK upstream. Mais detalhes sobre esse anúncio separado via GraalVM.org.

SOURCES:Phoronix
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.