Oracle lança nova atualização 3 do Unbreakable Enterprise Linux Kernel 5

A maioria das pessoas pode não ter ouvido falar sobre a influência do Oracle na comunidade Linux. Se você não está ciente, a Oracle está entre os quinze melhores colaboradores de todos os tempos e os dez melhores em todas as versões de kernel Linux. Além disso, a Oracle também detém o título de criação do primeiro sistema operacional autônomo do mundo, o Oracle Linux, que apresenta o UEK (Unbreakable Enterprise Kernel). Portanto, a Oracle sempre integra o UEK ao kernel Linux upstream para fornecer alta estabilidade e desempenho. Assim, além das alterações regulares, a Oracle anunciou uma nova atualização 3 para a atual versão 5 do UEK. Assim, a Oracle lança nova atualização 3 do Unbreakable Enterprise Linux Kernel 5.

UEK (Unbreakable Enterprise Kernel) Versão 5, Atualização 3

O kernel Oracle mais recente da série 5 é baseado na versão principal do kernel Linux 4.14.35. Ele inclui vários novos recursos, melhorias e correções de erros de segurança para otimizar o poder da infraestrutura em nuvem Oracle.

A atualização 3 do UEK R5 também inclui vários aprimoramentos em vários drivers de dispositivo. Como resultado, o Oracle Linux com atualização 3 do kernel agora oferece melhor suporte nas plataformas ARM64 incorporadas.

Aqui está uma lista de algumas outras atualizações notáveis de recursos:

  • Paginação sob demanda
  • Sistema de arquivos e correções de armazenamento
  • Correção de bug de deadlock do XFS
  • Vazamentos de bloqueio do POSIX e correções de falhas do sistema
  • Incompatibilidade de hardware com a correção de bug QEMU

Para mais detalhes, você também pode ler as notas oficiais da versão aqui.

Oracle lança nova atualização 3 do Unbreakable Enterprise Linux Kernel 5 com várias correções de segurança

Além disso, o principal recurso de um kernel é a segurança. A atualização 3 resolve várias vulnerabilidades e exposições de segurança (CVEs). Para citar algumas:

  • leitura não autorizada da mensagem RDS da pilha do kernel;
  • divulgação de informações devido ao fluxo de controle insuficiente;
  • e desreferenciação de um ponteiro NULL.

A lista completa de CVEs é longa, mas você pode lê-la aqui.

Por fim, o Oracle Linux também enviou um patch para impedir a corrupção do sistema de arquivos ext4. Esse patch ainda está em revisão. Portanto, ele deve evitar os desligamentos freqüentes e repetidos do sistema que corrompem o sistema de arquivos.

Foosbytes

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile