Oracle libera Solaris 11.4 “CBE” gratuito para desenvolvedores de código aberto

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A Oracle começou a disponibilizar uma nova versão do Solaris 11.4 para desenvolvedores de código aberto/livre e para uso pessoal fora da produção comercial. O Oracle Solaris 11.4 “CBE” foi anunciado com pouco destaque no mês passado para o que muitos entusiastas de sistemas operacionais de código aberto provavelmente argumentarão que é muito pouco, muito tarde. Portanto, a Oracle libera Solaris 11.4 “CBE” gratuito para desenvolvedores de código aberto.

O Oracle Solaris 11.4 CBE foi anunciado no início de março. O Solaris 11.4 CBE é o “Common Build Environment” e destina-se a desenvolvedores de código aberto e uso estritamente pessoal de não produção… Isso se você quiser o Solaris para novas instalações em 2022.

A nova versão “CBE” do Solaris 11.4 é efetivamente uma versão contínua e, da perspectiva da Oracle, espera facilitar a integração do software de código aberto usado pelo Solaris, em vez de ficar vinculado à versão 11.4.0 GA datada.

Oracle libera Solaris 11.4 “CBE” gratuito para desenvolvedores de código aberto

Oracle libera Solaris 11.4 "CBE" gratuito para desenvolvedores de código aberto
Oracle libera Solaris 11.4 “CBE” gratuito para desenvolvedores de código aberto.

O download do novo Solaris 11.4 CBE requer uma conta Oracle. As compilações do CBE também são descritas como “semelhantes a uma versão beta, são compilações de pré-lançamento de uma SRU específica”. A licença de uso para não produção é concedida sob o Contrato de Licença de Usuário Inicial da Oracle Technology Network para Oracle Solaris.

Para nos permitir disponibilizar novos recursos e correções mais rapidamente e para mais sistemas, o Oracle Solaris agora usa um modelo de entrega contínua de versões SRU/micro em vez de versões menores muito maiores a cada poucos anos.

A versão GA de uma versão maior ou menor foi historicamente a versão destinada ao uso fora da produção para desenvolvimento de software livre/de código aberto, teste, implantações de prova de conceito. Com a mudança para um modelo de entrega contínua, muitos novos recursos que foram adicionados ao Oracle Solaris 11.4 não estão disponíveis em uma versão com licença de uso fora da produção.

As SRUs também contêm atualizações para o software gratuito e de código aberto incluído no Oracle Solaris. O repositório de código-fonte com instruções de compilação e patches para o software de código aberto está disponível em nosso  repositório GitHub solaris-userland. Alguns dos patches do Oracle Solaris permitem que o software livre/de código aberto aproveite a funcionalidade fornecida após a versão 11.4.0.

Você pode atualizar um sistema Oracle Solaris 11.4.0  existente para a versão CBE e obter acesso aos novos recursos lançados em SRU/micros desde 11.4.0.

A Oracle permitirá a atualização dessas versões CBE gratuitas para versões SRU pagas sob contratos de suporte da Oracle. Mais detalhes para os interessados no Oracle Solaris 11.4 CBE no blog do Oracle Solaris .

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.