Os aplicativos de limpeza do Android podem estar coletando todos os seus dados

Muitas pessoas, principalmente as que contam com pouco espaço de memória em seus smartphones, recorrem á aplicativos de limpeza, na tentativa de melhorar o desempenho do dispositivo. No entanto, aplicativos de limpeza Android gratuitos não respeitam a privacidade dos usuários, pelo contrário.

De acordo com um estudo dos pesquisadores de segurança de computadores da Cybernews (Via: PhonAndroid), os 40 aplicativos de limpeza mais populares da Play Store contêm muitos rastreadores, ou seja, coletam todos os seus dados possíveis.

Play Store e os aplicativos de limpeza

A Play Store hospeda regularmente aplicativos maliciosos, apesar dos sistemas de segurança da empresa Mountain View. Alguns deles também se preocupam em enganar o usuário, passando por antivírus para Android ou aplicativos de limpeza. Recentemente, vários antivírus falsos para Android vieram à tona por pesquisadores. Em particular, eles incluíam malware bancário, lembra o PhonAndroid.

Além disso, alguns desses aplicativos deveriam e até sugerem que são capazes de aumentar sua bateria e que na verdade continha mesmo era cavalo de Tróia. Mas nesta segunda-feira, 3 de maio de 2022, os pesquisadores de segurança da Cybernews querem nos alertar contra os aplicativos gratuitos de limpeza do Android disponíveis na Play Store.

Esses especialistas analisaram os quarenta aplicativos antivírus e de limpeza mais bem classificados por número de instalações na loja de aplicativos do Google. No total, eles compatibilizam nada menos que 918 milhões de downloads. Após investigação, verifica-se que esses aplicativos populares contêm muitos rastreadores de dados, se não links para domínios maliciosos.

Imagem: Reprodução | PhonAndroid

Aplicativos gratuitos coletando dados em massa

Um porta-voz da equipe de pesquisa da Cybernews disse que, como esses aplicativos estão intimamente ligados à segurança e privacidade, eles esperavam que os mesmos estabelecessem os mais altos padrões possíveis. No entanto, não foi esse o caso, pois apenas dois aplicativos não continham nenhum rastreador.

Pior ainda, 13 dos 40 aplicativos de limpeza foram considerados tão prejudiciais à privacidade do usuário que receberam a classificação mais baixa possível nas classificações de segurança da Cybernews, devido a “práticas de codificação questionáveis”. Seis deles continham links para domínios maliciosos. O aplicativo Keep Clean Cleaner, com mais de um milhão de downloads, é o “melhor” desempenho, com uma pontuação de 54 em 100 no sistema de classificação de segurança da Cybernews.

Infelizmente, muitas das alternativas gratuitas têm um preço oculto. Os dados do usuário são rastreados, vendidos ou simplesmente manipulados de forma insegura devido a práticas questionáveis de codificação e privacidade dos desenvolvedores de aplicativos. Então, se precisar baixar um apliativo desses, tome muito cuidado!

Via: PhonAndroid

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile