Os mais recentes laptops System76 com processador Intel adicionados ao Coreboot

Assim, eles devem ter melhor desempenho.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

Neste último final de semana houve a fundição para o Coreboot de última geração do suporte para alguns dos mais recentes laptops Intel Alderlake (e sinais de Raptor Lake) do fornecedor Linux System76. Sendo assim, os mais recentes laptops System76 com processador Intel adicionados ao Coreboot.

O mais recente suporte para laptop System76 chegando ao Coreboot Git upstream inclui:

Lemur Pro 11 – O laptop com uma escolha de processadores Core i5 1235U ou Core i7 1255U, várias opções de armazenamento, até 40 GB de memória do sistema e muito mais. O preço do Lemur Pro 11 começa em $ 1.099 USD.

Oryx Pro 9 – A linha Oryx Pro continua com suporte para Coreboot. O Oryx Pro 9 no momento tem problemas com gráficos discretos/híbridos, a saída HDMI não funciona até que o dGPU esteja funcionando e a mesma situação para a saída mini DisplayPort. Há também um problema ao detectar dispositivos no slot TBT na inicialização.

Oryx Pro 10 – Esta variante do Oryx Pro 10 é para usar memória DDR5 em vez de DDR4, um chipset de áudio Realtek diferente e uma opção de exibição OLED. O laptop Oryx Pro de última geração é alimentado por um Core i7 12700H e com gráficos RTX 3070 Ti ou RTX 3080 Ti, tela de 15,6 polegadas e 144 Hz, infelizmente começa com uma configuração de memória de canal único de 8 GB, mas pode ser atualizada para canal duplo de 64 GB DDR5 e preços que começam em US$ 2.049.

Os mais recentes laptops System76 com processador Intel adicionados ao Coreboot

No momento, esses laptops System76 usam processadores Intel Alder Lake, mas com base neste último compromisso do System76 adicionando o microcódigo da CPU Raptor Lake, parece que eles poderão atualizar o Raptor Lake em breve.

Acesse esta consulta para obter os últimos commits relacionados ao System76 para o Coreboot.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.