Otimize planos de carreira com um software de recursos humanos

A gestão de pessoas é, talvez, uma das tarefas mais complexas dentro de uma organização. A melhor forma de manter equipes motivadas é definir expectativas realistas a longo prazo e isso só é possível através do desenvolvimento de planos de carreira.

Felizmente, ao longo dos últimos anos o conceito de plano de carreira tem vindo a desenvolver-se num número cada vez maior de empresas. Contudo, muitos colaboradores ainda estão descontentes e desmotivados e com vontade de mudar de emprego.

Então, como contornar esta situação?

O que é um plano de carreira

Um plano de carreira consiste na criação de um plano de desenvolvimento e  formação capaz de oferecer aos colaboradores a oportunidade de crescer e evoluir profissionalmente dentro daquela empresa. Este plano permite que cada funcionário defina as suas metas a longo prazo e dá-lhe as ferramentas necessárias para que consiga alcançá-las. 

Atualmente, os incentivos financeiros já não são tão eficazes para motivar e manter as pessoas nas empresas. Cada vez mais, os colaboradores sentem necessidade de ter outros benefícios, como o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal ou a evolução na carreira, por exemplo.

Como desenvolver um plano de carreira

Vamos explicar as três fases principais para garantir o sucesso de um plano de carreira. 

  1. Avaliação de desempenho

O primeiro passo para o desenvolvimento do plano de carreira profissional é a avaliação dos seus colaboradores, de forma a perceber quais são seus pontos fortes e fracos e em que áreas precisam melhorar. É também importante conhecer suas aspirações dentro da empresa. Para um planejamento de carreira profissional adequado podemos usar uma ferramenta para avaliação de desempenho.

A gestão de desempenho pode ser uma fonte de problemas dentro de qualquer empresa, especialmente se o trabalhador se sente pouco valorizado ou incorretamente valorizado. Para evitar tensões internas desnecessárias, o sistema de avaliação de desempenho fornece critérios objetivos e transparentes sobre o que se espera do profissional.

Esta solução contribui para diminuir as incertezas e melhorar os índices de motivação, pois a definição de objetivos claros permite aos funcionários seguir a estratégia empresarial e explorar todo o seu potencial.

No caso específico da gestão de talento, o software de RH para avaliação de desempenho mede e analisa o rendimento dos funcionários, detectando em quais competências eles se destacam e em quais precisam de treinamento.

Através desta ferramenta é possível promover o talento interno e ajudar as empresas a explorar o potencial de seus funcionários.

Além disso, se queremos dar mais responsabilidade ou promover um funcionário e estamos duvidando entre vários, o software também nos permite fazer perguntas e simular situações para saber como reagiriam e, em cada caso, comprovar se estariam preparados para tomar decisões em um cargo de maior responsabilidade.

  1. Treinamento e capacitação

Ultrapassada esta primeira fase, os recursos humanos podem começar a definir os diferentes objetivos para a formação de trabalhadores. Para isso, é importante não só conhecer os objetivos, mas também identificar as principais dificuldades que o colaborador tem relativamente ao objetivo a atingir.

A combinação de revisão e gestão de desempenho + capacitação permite a coleta das informações mais relevantes sobre cada funcionário para que eles saibam em detalhes onde falharam e onde poderiam melhorar, e possam treinar e progredir nessas áreas.

E aqui, a implementação do sistema de RH é importante, pois permite coletar a informação e criar gráficos que nos mostram visualmente os principais indicadores de desempenho recolhidos durante o processo.

Para além de responder às necessidades globais da empresa, os objetivos traçados devem também procurar cumprir com as expectativas de formação dos trabalhadores

Desenvolver um plano de carreira profissional não depende de um algoritmo ou fórmula. Depende sim de um conhecimento profundo da empresa e de uma elevada capacidade de previsão que permita concentrar todos os esforços na capacidade de responder às necessidades futuras que surjam dentro da empresa.

  1. Retenção de talentos e desenvolvimento de carreiras

Que empresa não gostaria de reter talentos? Que colaborador não gostaria de ver sua dedicação a uma empresa valorizada? 

A última etapa é a essência e a culminação dos planos de carreira. Não pode haver desenvolvimento de funcionários sem um prêmio ou reconhecimento. Para manter os melhores talentos da empresa, eles devem ser nutridos e valorizados de acordo com isso. 

O software de gestão de RH permite, por um lado, ajudar os funcionários a atingir seu potencial máximo e melhorar suas habilidades e competências; e, por outro lado, coletar informações sobre seu desempenho a fim de recompensar e tomar decisões com dados objetivos.

Os funcionários sabem que, graças ao plano de carreira, se cumprirem suas metas específicas e realizarem suas tarefas, receberão uma remuneração mais elevada (aumento salarial e até mesmo promoção). Uma empresa onde o bom desempenho é valorizado e recompensado proporcionalmente. 

Como você pode ver, com as ferramentas corretas para conduzir caminhos de carreira, a gestão de equipes e talentos é mais eficiente e com resultados mutuamente mais benéficos. Um trabalhador mais instruído e mais qualificado conduzirá o sucesso da empresa.

Share This Article
Os artigos vinculados à este usuário são de terceiros. A informação aqui contida não foi elaborada originalmente por nós do SempreUpdate. Mas, publicamos conforme solicitação, envio ou recomendações do próprio autor, assessoria e outros departamentos comerciais ou não comerciais.
Sair da versão mobile