Notícias

24/04/2020 às 14:00

4 min leitura

Avatar Autor
Por Leonardo Santana

Overclock extremo pressiona um AMD FX-8350 além de 8.1 GHz

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

O renomado overclocker alemão Roman der8auer Hartung revisou recentemente uma CPU antiga para ver se uma placa-mãe mais nova e um controlador de tensão poderiam ajudá-lo a obter ainda mais desempenho (overclock) do seu já impressionante processador AMD FX-8350.

Overclock extremo em um AMD FX-8350 além de 8.1 GHz

A CPU que der8auer usou veio de sua própria coleção pessoal – um chip que ele comprou e descreve como uma das melhores amostras que ele já viu. Como você provavelmente sabe, nem todas as CPUs são criadas da mesma forma, mesmo que sejam do mesmo “wafer”. Esses itens excepcionais são muito procurados pelos overclockers.

Desta vez, o der8auer usou uma placa-mãe Asus 970 Pro Gaming / Aura ao lado da memória Corsair Vengeance 2.666 MHz DDR3 e uma PCB Elmore EVC2 que lhe permitiu ajustar manualmente as tensões.

Overclock extremo pressiona um AMD FX-8350 além de 8.1 GHz

Overclockers são um grupo curioso. Assim como os entusiastas do setor automotivo, eles são obcecados em extrair o máximo desempenho de uma determinada peça de hardware ou plataforma, mesmo que isso signifique ir além do que é prático ou eficiente. Imagem: Reprodução | Tech Spot.

No entanto, as coisas tiveram um início difícil quando o processador ficou preso no resfriador. Além disso, a tentativa de removê-lo do soquete resultou em alguns pinos tortos. Felizmente, ele foi capaz de dobrar os pinos de volta no lugar usando uma pequena chave de fenda e continuar com os testes.

Depois de confirmar tudo, der8auer preparou e isolou a placa-mãe e instalou um refrigerador de nitrogênio líquido e começou a testar as coisas. No final, ele alcançou 8.127 MHz (núcleo único) a uma tensão de 1.920 V a quase -180 graus Celsius. Não é um recorde mundial nem nada, mas ainda é muito impressionante, dada a idade do chip. Nessas temperaturas, o estresse no hardware é evidente quando a placa-mãe começou a deformar.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: Tech Spot

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×