Notícias

18/10/2021 às 12:30

9 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

OxygenOS 12 beta disponível para instalação!

O sistema é quase idêntico ao ColorOS 12 da Oppo

OxygenOS 12 beta disponível para instalação!

No final de setembro, a OnePlus revelou que o OxygenOS 12 baseado no Android 12 seria combinado com o OxygenOS de sua marca irmã, Oppo. Agora, com o primeiro OxygenOS 12 beta disponível, finalmente temos uma ideia de como o sistema operacional unificado poderia ser, pelo menos no que diz respeito aos telefones OnePlus.


A verdade é que o OxygenOS 12 é, basicamente, o ColorOS da Oppo, mas um pouco reduzido. Abaixo, veremos muito dessa versão beta do OxygenOS. No entanto, vale lembrar que este é o primeiro beta deste software. Assim, aguns recursos podem mudar antes do lançamento estável.

OxygenOS 12 UI overhaul

oxygenos-12-beta-disponivel-para-instalacao
Imagem: AndroidAuthority

De acordo com o Android Authority (AA), ao inicializar pela primeira vez no Oxygen OS 12, você obtém um processo de configuração muito familiar como no OxygenOS 11. No entanto, assim que você chegar à sua tela inicial, as mudanças são perceptíveis.

A maior mudança são os ícones. Por padrão, eles agora têm o formato de quadrados arredondados em vez dos círculos com os quais os fãs do OnePlus estão acostumados. No entanto, se você não gostar disso, poderá personalizá-los facilmente.

Você pode manter os formatos básicos ou até mesmo usar “ART+” para personalizar totalmente a forma e a aparência dos ícones. Os fãs do Color OS estarão muito familiarizados com isso, pois é basicamente o mesmo sistema que aparece nos telefones Oppo, lembra o AA.

Se você pressionar longamente um local vazio na tela inicial, poderá encontrar o novo editor de personalização (imagem 3 acima). Na captura de tela acima, observe que o ícone “Papéis de parede” no canto inferior esquerdo não está formatado corretamente. Após pressionar longamente você pode alterar todo tipo de coisa na tela inicial. Mais um recurso emprestado diretamente do ColorOS.

Em todo o telefone, os elementos da IU não foram alterados no Android padrão ou replicados no ColorOS. Os fãs do OnePlus provavelmente precisarão de algum tempo para se acostumar com isso, aponta o AA.

Novos ajustes de modo escuro e aplicativos privados

Agora você pode escolher entre três tipos diferentes de modo escuro: Aprimorado, Médio e Suave. O modo Aprimorado é um modo escuro “verdadeiro”, o que significa que as partes escuras da tela são, na verdade, pretas. Isso cria uma experiência de visualização muito contrastante.

Na outra extremidade do espectro, temos o modo suave escuro que transforma os verdadeiros aspectos de preto da tela em um cinza escuro. Isso torna as coisas menos contrastantes, mas ainda mais fáceis para os olhos do que um modo não escuro. A configuração Média atinge um equilíbrio entre Aprimorado e Suave.

oxygenos-12-beta-disponivel-para-instalacao
Imagem: AndroidAuthority

O novo pacote de privacidade também inclui a capacidade de ocultar aplicativos, por isso substitui o próprio recurso Espaço Oculto do OnePlus. O novo sistema Hide Apps funciona como o Hidden Space. Primeiro, você seleciona quais aplicativos deseja ocultar. Então, quando quiser acessar esses aplicativos, basta deslizar para a esquerda enquanto estiver na gaveta de aplicativos. Lá, você verá seus aplicativos ocultos coletados.

Papéis de parede no OxygenOS 12 e novos ajustes de AOD do Canvas

O OxygenOS 12 não inclui os recursos de personalização automática do Material que o Google criou para o Android 12. No entanto, o OnePlus oferece uma maneira de criar papéis de parede com base em imagens que você encontra on-line ou captura.

Para começar, basta clicar no ícone Papéis de parede inventivos dentro das configurações normais de papéis de parede. Lá, você poderá capturar ou enviar uma foto. O software irá analisar essa foto e transformá-la em um design abstrato exclusivo. Depois de ajustá-lo como quiser, você pode defini-lo como seu papel de parede.

Imagem: AndroidAuthority

Com o OxygenOS 11, a empresa lançou o Canvas AOD, que cria um “desenho” de uma foto que você pode usar como plano de fundo de seu AOD. O Canvas AOD 2.0 oferece mais controle sobre a aparência da imagem do fio.

No OxygenOS 12, este sistema recebe uma série de novos ajustes. Você pode alterar a cor e o estilo das linhas de arame e essas linhas são mais precisas e detalhadas do que eram anteriormente. Curiosamente, a ferramenta super legal faça-seu-próprio-AOD oferecida no ColorOS 11 não foi portada para o OxygenOS 12.

Além desses recursos, alguns outros, presentes no ColorOS da Oppo, podem ser encontrados no OxygenOS. Como ainda se trata de uma versão beta, algumas coisas ainda podem ser mudadas.

Via: AndroidAuthority

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.