SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Ozon OS chega ao fim e faz fusão com o Korora!

Distribuição Ozon OS que nunca saiu do beta, encerra as atividades e faz fusão bom o Korora.

O Ozon OS foi uma distro Linux que surgiu em 2015, e até hoje nunca saiu de sua versão beta. Muitos reviews em torno do Ozon OS ganhou o mundo e até no Brasil publicamos muitas notícias sobre a novidade. A distribuição era baseada no Fedora e contava como o GNOME como ambiente padrão de desktop, claro, com muitas modificações.

No entanto, o projeto Ozon OS chega ao fim, e o seu idealizador fez um publicação na página do projeto explicando tudo, e falando um pouco qual o futuro do projeto Ozon OS, ele disse que o lançamento do Ozon OS foi de fato uma bomba e que atraiu muita gente ao redor do mundo, muitos desenvolvedores. No entanto, os desenvolvedores perderam o interesse em ajudar o projeto com uma rapidez surpreendente.

No momento da criação de Ozon tivemos um afluxo maciço de desenvolvedores, mas estes perderam o interesse com uma rapidez surpreendente.

Disse Joshua Fogg – Criador do projeto Ozon OS

Ele disse que estavam desenvolvendo desenvolvendo uma ambiente de desktop chamado Atom que foi desenvolvido a partir de extensões do GNOME e condificados em GJS, a ideia era fazer algo baseado no GNOME e aproveitar o ciclo de desenvolvimento do ambiente. No entanto, o Atom não funcionou como deveria devido ao GJS que não possui documentação satisfatória e aí os desenvolvedores começaram a abandonar o projeto.

E depois de um tempo os desenvolvedores do Korora entraram em contato com o projeto Ozon OS para tratar de uma possível fusão, aonde o Ozon OS sera na verdade uma versão do Korora destinada para jogos, e aí depois de uma reunião interna o Ozon OS aceitou a fusão.

Veja um vídeo demonstrativo do Ozon OS:

 

Neste momento, o DE Atom foi descartado como ambiente de desktop, mas o código dele permanece no GitHub. No entanto as personalizações que foram feitas como por exemplo o tema Ozon, este sim, vai ser reutilizado no Korora e também estará no GitHub do Korora.

Noves fora, os outros desenvolvedores com exceção do Joshua e do Paolo sairam do projeto, foram trabalhar em outras coisas. Não é mais recomendável usar o Ozon OS até porque ela ainda é baseada no Fedora 21 e com as atualizações do GNOME o Atom não vai mais funcionar com as versões mais recente do GNOME. Por isso os desenvolvedores do Ozon recomenda que quem ainda estiver testando, reportando ou pensando em ajudar no projeto, transfiram seus esforços para o Korora.

Para mais informações acesse os botões de sua escolha:

Site do Ozon OS GitHub do Ozon OS GitHub do Korora

Comentários