Pango 1.44 está chegando graças ao revival dos desenvolvedores do GNOME

Em maio, havia os planos compartilhados por Matthias Clasen, da Red Hat, de trabalhar algumas melhorias na biblioteca de mecanismos de layout do Pango. Esse desenvolvimento esteve praticamente parado e ficou bastante obsoleto nos últimos anos. Esse trabalho está se concretizando com um lançamento do Pango 1.44, parecendo que será lançado em breve com novos recursos. Portanto, o Pango 1.44 está chegando graças ao revival dos desenvolvedores do GNOME.

Clasen compartilhou uma atualização em seu hacking Pango. Algumas das melhorias feitas incluem a exclusão do PangoScript em favor do GUnicodeScript. Com isso, fornece acesso ao objeto de fonte Harfbuzz de um objeto PangoFont para evitar APIs redundantes no futuro, reduzindo sua dependência do FreeType, utilizando o Harfbuzz para modelagem de fontes em todas as plataformas agora e fornecendo suporte de renderização sem cortes.

Em sintonia com este trabalho Pango, Clasen também adicionou posicionamento sub-pixel dentro do Cairo que é usado para a renderização unhint.

Veja o que ele diz sobre o Pango 1.44 está chegando graças ao revival dos desenvolvedores do GNOME

Minha última atualização do Pango expôs nossos planos para o projeto. Hoje vou resumir as principais mudanças que estarão no próximo lançamento do Pango, a 1.44.

APIs Unicode

Eu tinha planejado substituir o PangoScript pelo GUnicodeScript, mas isso causou quebra na introspecção e em outros lugares. Então, por enquanto, acabamos de desaprovar e recomendamos que todos usem o GUnicodeScript. Nós obtivemos um GType registrado para essa (e outras) enumerações no GObject, então a falta de um tipo não é mais um obstáculo.

Passagem de Harfbuzz

Adicionamos uma API para obter um objeto de fonte Harfbuzz de um PangoFont:

hb_font_t * pango_font_get_hb_font (PangoFont * f)

Isso torna tecnologias, tais como recursos OpenType ou variações disponíveis para aplicativos, sem adicionar mais Pango apis no futuro.

Dependência de freetype reduzida

O Pango usa o harfbuzz para obter métricas de fontes e glifos, IDs de glifos e outros tipos de informações de fontes agora, portanto, não precisamos mais de um FT_Face, e pango_fc_font_lock_face () foi preterido.

Modelagem unificada

Estamos usando o harfbuzz para moldar em todas as plataformas agora. Isso nos permitiu eliminar os demais usos internos dos mecanismos de forma e linguagem.

Renderização não unida

O Pango não força mais as posições e tamanhos dos glifos em posições integrais de pixels. Isso permite que os renderizadores coloquem glifos em uma grade de subpixels. O cairo master tem as mudanças necessárias para fazer este trabalho.

Mais detalhes sobre este trabalho do Pango 1.44 via blogs.gnome.org.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile