Panorama de Ameaças da Kaspersky mostra que América Latina registrou quase 400 mil ataques contra sistema MacOS

Jardeson Márcio
Por Jardeson Márcio

Panorama de Ameaças da Kaspersky mostra ainda que Windows e pacote Office desatualizados são os programas mais explorados em ciberataques. O panorama mostra ainda que a América Latina registrou 1,8 milhões de tentativas de infecção. O levantamento verificou ainda foram bloqueados 359.320 ataques contra sistemas MacOS na região. A surpresa ficou com o Brasil liderando esse ranking pela primeira vez.

Panorama de Ameaças da Kaspersky mostra milhares de ataques contra sistema MacOS e sistemas desatualizados

A importância de manter os programas e sistemas operacional atualizados foi destaque do relatório de Respostas a Incidentes em 2022 da Kaspersky, que mostrou que mais da metade (53,6%) dos ataques de ransomware bem-sucedidos começam com a exploração de vulnerabilidades em programas desatualizados. Chama atenção a comparação entre as listas dos programas mais desatualizados e as vulnerabilidades mais exploradas.

O programa 7Zip (usado para reduzir o tamanho de arquivos) foi encontrado desatualizado em 4 em cada 10 dispositivos na região, em seguida estão o Java (13,14%), o navegador Firefox (12,71%), o programa de conferencia Zoom (10,93%) e o Chrome (9,93%) – a presença deste é curiosa uma vez que ele se atualiza automaticamente. Já a lista de exploits é dominada por vulnerabilidades presentes no Windows e o pacote Office. Em menor quantidade, aparecem os seguintes programas: Internet Explorer, roteadores Cisco, Adobe Reader (leitor de PDF), MacOS e Confluence.

Os softwares listados acima representam programas desatualizados. Isso significa que as empresas fabricantes já disponibilizaram as correções necessárias para impedir a exploração dessas vulnerabilidades em ataques. O fato deles ainda estarem desatualizados mostra, na maioria das vezes, a negligência dos usuários.

panorama-de-ameacas-da-kaspersky-mostra-que-america-latina-registrou-quase-400-mil-ataques-contra-sistema-macos
Imagem: Check Point

De acordo com o panorama, há uma grande quantidade de sistemas operacionais obsoletos em uso na América Latina. Aproveitando a menção ao MacOS, o estudo da Kaspersky também detalha os ataques voltados a esta plataforma. Nos últimos 12 meses, foram registradas 359.320 tentativas de infecção – o que representa um crescimento de 1% frente o período anterior e uma média de 984 bloqueios por dia.

Mas o que mais chamou atenção dos especialistas foi a lista de países mais afetados. Pelo primeira vez, o Brasil tomou a liderança do ranking e registrou 119 mil tentativas de ataques. Ele é seguido pela República Dominicana com 54,6 mil (sendo que 50 mil bloqueios foram do MacSearch) e o México (que costumava liderar as listas) caiu para terceiro com 31,5 mil detecções.

Infelizmente, os proprietários de computadores ou notebooks da Apple não tem o hábito de atualizar o sistema operacional e os programas instalados nele, isso faz que eles sejam alvos fáceis de golpes. A única coisa que impede uma explosão de ataques é a restrição de equipamentos. Agora, quem usa Windows e não faz as atualizações quando solicitadas está indo para uma batalha sem armadura. É incrível que um em quatro equipamentos ainda usem um sistema ultrapassado.

Fabio Assolini, diretor da Equipe Global de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky.
Compartilhe este artigo
Siga:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.