in

Para evitar confusão, KDE Neon renomeia versões

KDE neon é uma das distribuições mais interessantes da atualidade

para-evitar-cnfusao-kde-neon-renomeia-versoes

O KDE Neon anunciou recentemente uma mudança na nomenclatura das três principais edições disponíveis para download. Além disso, adicionou uma nova quarta edição. Isso se deve ao fato de a equipe de desenvolvimento ter recebido um feedback ao longo dos anos de que o sistema de nomes usado anteriormente era um pouco confuso para alguns usuários.

Nós renomeamos nossas edições já que os nomes atuais estavam causando confusão. Isso afeta as URLs usadas para repositórios e nomes de arquivos usados para ISOs instaláveis e imagens do Docker.

O que mudou?

para-evitar-cnfusao-kde-neon-renomeia-versoes

Aqui está o detalhamento das mudanças de nome:

  • User Edition permanece inalterado

A versão principal, construída a partir dos tars liberados do software KDE, continuamente atualizado assim que as liberações são feitas assumindo que todos os testes de QA passem (o que às vezes não são feitos e assim é retido até corrigi-los). Use isto se não tiver certeza.

  • Dev Stable Edition é agora conhecido como Testing Edition 

Construído a partir das ramificações beta do Git dos aplicativos do KDE (muitas vezes o mesmo que instável), sem controle de qualidade automatizado, conterá bugs e quebras, útil para testar o software beta.

  • Dev Unstable Edition é agora conhecido como Unstable Edition

construído a partir de ramificações mestre instáveis

do Git de aplicativos do KDE, sem controle de qualidade automatizado, conterá bugs e quebra de muchos, útil para testar recursos em software de desenvolvimento 

O que há de novo?

Além disso, uma quarta edição, chamada Developer Edition, foi adicionada para ajudar ainda mais os desenvolvedores. Isso é feito usando o Dev Unstable e adicionando os requisitos típicos de construção. Portanto, a nova nomenclatura deve ajudar aqueles que dessejam colaborar com o projeto.

Um ISO com a edição instável mais cabeçalhos de desenvolvimento pré-instalados. Útil para não ter que instalar todos os cabeçalhos de desenvolvimento do Qt e do KDE.

Outras edições

Outras edições disponíveis incluem imagens Docker, uma construção ARM64 especificamente para o Pinebook, uma edição LTS de usuário e uma edição coreana. 

O anúncio oficial das mudanças pode ser visto neste link.

Portanto, temos User Edition , Testing EditionUnstable Edition e Developer Edition.

Na verdade, basta entrar na página de download do KDE neon para ver uma separação que diz tudo: apenas a User Edition é recomendada para o usuário final. Mesmo nesse caso, o KDE neon não é para todos mundo. Usuários que procuram mais estabilidade e simplicidade farão bem em optar pelo Kubuntu LTS.

Outra coisa para ficar atento: nenhuma outra distribuição Linux atualiza o software do KDE mais rápido. Então não há razão para o usuário que quer apenas instalar o sistema para uso normal escolher outro.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Ksnip: uma alternativa para o Shutter no Linux

Ksnip: uma alternativa para o Shutter no Linux

veja-como-instalar-o-wine-4-5-no-arch-ubuntu-e-derivados

Veja como instalar o Wine 4.5 no Arch, Ubuntu e derivados