in

Parrot 4.8 lançado com Kernel 5.4 e novos Docker Containers

Esta é uma excelente alternativa ao Kali Linux.

Parrot 4.8 lançado com Kernel 5.4 e novos Docker Containers

Faz pelo menos seis meses desde o grande lançamento da última versão do Parrot OS. Porém, no mês passado, o Parrot apresentou uma versão beta do Parrot 4.8. Continuando o desenvolvimento, o Parrot OS lançou oficialmente a versão estável 4.8 com várias novas alterações nos recursos e no fluxo de trabalho da equipe. Assim, como novidade, o Parrot 4.8 acaba de ser lançado com Kernel 5.4 e novos Docker Containers.

Como a distribuição do Parrot GNU/Linux é baseada no Debian, o Parrot 4.8 importa todas as atualizações que fizeram parte do repositório de testes do Debian nos últimos seis meses. Se você é um hacker ético e luta contra crimes cibernéticos, pode aprimorar seu laboratório de segurança mais do que nunca, usando este sistema operacional alternativo do Kali Linux.

Parrot OS 4.8 lançado com Kernel 5.4 e novos Docker Containers

Com o aumento da demanda por tecnologia de contêineres, o Parrot 4.8 adiciona mais ferramentas de serviço para contêineres Docker. Aqui está a lista mais recente de todas as ferramentas de contêiner do Docker da Parrot:

  • Parrot Core
  • Parrot Security
  • Nmap
  • Metasploit
  • Social Engineering Toolkit
  • Beef-XSS
  • Bettercap
  • SQLMap
  • Builder Container

Você pode executar essas ferramentas Parrot na área de trabalho favorita que suporta o contêiner Docker ou na nuvem. Para uma descrição detalhada, você pode acessar a referência oficial aqui.

Se você clicar no link de referência oficial acima, será direcionado ao GitLab. É porque o Parrot OS redesenhou sua infraestrutura de projeto e mudou para uma nova instância do GitLab.

Outra mudança crucial que a v4.8 traz é a remoção de uma partição ou inicialização separada. Como já testado na versão beta, agora você não precisa criar uma pasta de inicialização separadamente, pois o grub2 suporta um sistema de arquivos Btrfs completo com compactação zstd.

Entre as atualizações de pacotes, a v4.8 inclui:

Parrot 4.8 lançado com Kernel 5.4 e novos Docker Containers

São vários softwares com suas versões mais recentes, como Mate 1.24, Aircrack 1.6, Airgeddon 10.01, Libreoffice 6.4 , Wine 5.0 e muito mais. Além disso, o Parrot agora envia o kernel Linux 5.4 e uma sandbox revisada para melhorar a segurança e restringir a modificação do código do kernel.

Além disso, o Parrot OS também retira alguns pacotes pré-instalados, como o KeePass X, Shotwell, Rhythmbox e Vinagre. Como resultado, o tamanho ISO da edição inicial é reduzido de 2 GB para 1,6 GB e a edição de segurança de 4,1 GB para 3,9 GB. No entanto, você ainda pode instalá-los separadamente.

Como instalar ou atualizar para o Parrot 4.8?

Se você já estiver usando o Parrot, poderá atualizar diretamente para a versão mais recente executando um único comando no seu terminal:

sudo parrot-upgrade

Ou você também pode usar outros comandos:

sudo apt update
sudo apt full-upgrade
Nota: O sistema operacional Parrot desencoraja o uso do comando “apt-get upgrade” para evitar problemas no seu sistema.

Do mesmo modo, para uma nova instalação, você também pode baixar imagens ISO do Parrot 4.8. Então, elas disponíveis em várias edições, como  Security, Mate, KDE, Netinstall, Virtual e Home.

Baixar Parrot 4.8

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.