in

Parrot Security OS, Bodhi e NuTyX lançam novas versões

A distribuição Parrot Security, especializada em pentests, acaba de anunciar sua versão 4.0. O mesmo fizeram as distribuições Bodhi Linux, baseado no novo Ubuntu 18.04 e o NuTyX.

Parrot 3.8 GNU/Linux

Tr?s distribuições anunciaram novas versões de seus sistemas operacionais. A mais famosa delas, sem dúvidas, é o Parrot Security OS, que fez o anúncio de sua versão 4.0. O Parrot é feito para uso em Ethical Hacking e testes de penetração. Ela vem com o kernel 4.16, o Parrot 4.0 é um importante lançamento da distribuição GNU / Linux . É o primeiro a apresentar suporte estável e confiável para aplicativos de área restrita como uma camada extra de segurança e imagens oficiais do Netinstall e do Docker.

Imagens experimentais do Netinstall

As imagens do Netinstall são uma ferramenta poderosa para instalar apenas o núcleo do sistema ou apenas os componentes de software que você realmente precisa. Ele pode ser usado para instalar outro ambiente de desktop e construir o próprio sistema exatamente como você deseja.

[bs-quote quote=”No Parrot 4.0, decidimos fornecer imagens netinstall também, pois gostaríamos que as pessoas usassem o Parrot não apenas como uma distribuição mais completa, mas também como uma estrutura para construir seu próprio ambiente de trabalho com facilidade. Consideramos este método de instalação como experimental porque às vezes o instalador falha ao usar espelhos https (usando espelhos http funcionar bem), e porque é mais difícil depurar problemas em combinações de pacotes incomuns, mas vamos manter essas variáveis em consideração no futuro .” style=”style-17″ align=”center” author_name=”Parrot” author_job=”Blog Parrot” author_link=”https://blog.parrotsec.org/parrot-4-0-release-notes/”][/bs-quote]

Imagens do Docker

Outra novidade é a disponibilidade de modelos do Docker. O Parrot on Docker dá acesso a todos os contêineres Parrot que você precisa sobre o Windows, Mac OS ou qualquer outro sistema suportado. Assim, sempre será possível o acesso às ferramentas em todos os ambientes que precisar.

Também são oferecidas diferentes imagens do Docker:

  • um contêiner central com apenas o sistema simples,
  • um ambiente mais completo com muitas ferramentas úteis;
  • e um contêiner dedicado ao ambiente de metasploit.

Mas você é livre para baixar Dockerfiles, personalizá-los e construir os próprios modelos Docker com apenas as ferramentas que você precisa, ou você pode baixar o modelo principal e instalar ferramentas adicionais nele.

Sandbox

O sistema Parrot é conhecido por ser seguro e protegido por sandbox, graças aos seus perfis de firejail personalizados com o suporte apparmor subjacente. O Parrot 4.0 é o resultado final de meses de testes neste campo, e agora os aplicativos em área restrita são estáveis ??e confiáveis.

MATE 1.20

O MATE Desktop Environment foi atualizado para sua versão 1.20, com muitas correções de erros e novos recursos gráficos, como o suporte a HiDPI, ou a capacidade de redimensionar automaticamente as janelas arrastando-as para o canto da tela e dividindo-as em novos layouts.

Outras novidades ficam por conta do Nginx, LibreOffice 6, Firefox 60 e  Suporte Raid MD. Confira todas as novidades do novo Parrot acessando a página de notas do lançamento.

Para baixar o novo Parrtot, acesse:

Parrot 4.0

Como atualizar

Se você tem uma versão anterior do Parrot e deseja atualizar o sistema, siga estas etapas:

Abra uma janela de terminal e digite os seguintes comandos

sudo apt update
sudo apt purga tomoyo-ferramentas
sudo apt upgrade completo
sudo apt autoremove

Nutyx

logo nutyx

Já o NuTyX é uma distribuição Linux francesa (com suporte a diversos idiomas) criada a partir do Linux From Scratch e Beyond Linux From Scratch. Ele possui um gerenciador de pacotes personalizado chamado “cards”. O projeto lançou o NuTyX 10.2, que inclui várias atualizações de pacotes principais e suporte aprimorado para computadores habilitados para EFI. Uma lista completapacotes e instruções de atualização pode ser encontrada na página de notícias do projeto . O NuTyX está disponível nas edições padrão (mínima), Xorg e MATE.

Baixar Nutyx

Bodhi Linux

O anúncio da versão 5.0 do Bodhi Linux foi feito pelo desenvolvedor Jeff Hoogland. Por enquanto, esta é uma versão alfa. O Bodhi Linux 5.0.0 é baseado no Ubuntu 18.04 LTS e executa o ambiente de desktop Moksha, que é um fork do Enlightenment. Informações adicionais podem ser encontradas no anúncio de lançamento do projeto.

Baixar Bodhi Linux