Participação Steam no Linux cai para 1% em março

Não houve uma orientação clara da Valve se as unidades do Steam Deck participarão da pesquisa Steam Survey que mostra mês a mês o desempenho da participação de mercado nos mais diversos hardwares, distribuições, processadores, entre outros itens. No entanto, de acordo com a última pesquisa, parece que o Stteam Deck não contabilizou nada. Isso porque a participação de mercado do Steam no Linux caiu em março. A Valve publicou na última semana os resultados da Steam Survey para março de 2022 e mostra a participação de mercado do Linux caindo para 1,00%, uma queda de 0,02% em relação ao mês anterior. Portanto, a participação Steam no Linux cai para 1% em março.

O Steam realiza uma pesquisa mensal para descobrir os componentes (hardware) e programas (softwares) mais usados pelos nossos usuários. A participação na pesquisa é voluntária e anônima. Os dados coletados nos ajudam a tomar decisões sobre quais tecnologias devemos investir e produtos oferecer.

Ubuntu 20.04 LTS seguido por Manjaro Linux e Arch Linux foram as distribuições mais populares. A Valve ainda está aumentando os envios do Steam Deck desde que começou esse processo há pouco tempo, mais precisamente em fevereiro. No entanto, até o presente momento, isso não causou qualquer impacto positivo nas medições do Steam Survey.

Participação Steam no Linux cai para 1% em março

Participação Steam no Linux cai para 1% em março

Enquanto isso, no ano passado, em março de 2020, o Steam no Linux estava em 0,85%. Então pelo menos ainda está em alta a partir desse ponto e especialmente considerando cada crescente base de usuários do Steam em números absolutos.

O Windows 10 de 64 bits tem a liderança disparada, 74.69%. Em seguida surge o Windows 11, com 16.84% e o já descontinuado Windows 7, com incríveis 4.14%. No geral, o Windows domina com nada menos que 96.57% do mercado. Em seguida aparece o MacOS da Apple, com apenas 2.43%.

Em relação aos processadores, a Intel também lidera com muita folga, ficando com 69.32% do mercado. A AMD teve uma leve queda nos últimos meses e ficou com participação de 30.66%.

A pesquisa mostra ainda que as línguas mais usadas pelos jogadores são Inglês (36.11% ), Chinês simplificado (26.23%), Russo (9.67%), Espanhol (5.15%) e Português (3.46%). Dessas, apenas o inglês apresentou crescimento.

Quem quiser conhecer todos os números em detalhes deve acessar a página do Steam Survey em SteamPowered.com. Lá é possível encontrar dados atualizados mês a mês.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile